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ABERTO PARA REFORMA
Projeto alivia trânsito do Campo Grande
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O trânsito conturbado do terminal Santo Amaro e do largo
Treze de Maio afeta diretamente o
distrito do Campo Grande (região
sul da capital). Pensando nisso, o
arquiteto Maurício Tuck Schneider, 68, criou há dois anos um plano de reformulação local.
A utilidade do projeto, que tem
como objetivo a reurbanização do
largo, foi reconhecida pela Administração Regional de Santo Amaro, que premiou a iniciativa.
Mas, segundo Schneider, a obra
não foi iniciada. "Com isso, o povo é que sai perdendo", afirma. "A
falta de providências desaponta
os profissionais e a população,
que espera a melhoria urbana."
Segundo ele, a reforma beneficiaria muito o Campo Grande,
apesar de o lugar pertencer ao distrito de Santo Amaro.
"O largo tem um trânsito conturbado, com todas as características da metrópole. Qualquer greve ou turbulência prejudica", analisa. "Parte do problema seria solucionada se a região ficasse um
pouco mais pacífica."
O projeto de Schneider prevê a
organização dos camelôs e das linhas de trem, de ônibus e, futuramente, do metrô, ao redor do largo Treze de Maio.
"Quase todos os ônibus do
Campo Grande saem do largo e
formam o trânsito."
Por isso, o sistema de transportes do Campo Grande causa vários problemas para o distrito.
Tanto o trânsito como as greves
de ônibus prejudicam o local no
horário de pico.
O lugar de maior confluência de
carros é o cruzamento das avenidas Interlagos e Nossa Senhora do
Sabará, devido à circulação de
cerca de 1,6 milhão de pessoas.
"A região da avenida Sabará
com a Interlagos é um problema
muito sério, um caos em qualquer
minuto do dia", ressalta o arquiteto. "Ali, não bastam obras, já que
os moradores se preocupam com
a conservação de casas históricas
do lugar."
Procurado pela Folha, o departamento da Associação Comercial
de São Paulo (distrital Santo
Amaro) que cuida do Campo
Grande, como uma sociedade de
bairro, preferiu não dar declarações sobre o assunto.
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