São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FINANCIAMENTO

Mutuários procuram trocar índice de reajuste

Greg Sallibian/Folha Imagem
O contador João Barbosa, 30, que planeja rever na Justiça o uso da TR no financiamento do seu imóvel


free-lance para a Folha

A utilização da TR (Taxa Referencial de Juros) como índice de reajuste dos financiamentos habitacionais está sendo questionada na Justiça.
Em alguns casos, os mutuários chegaram a conseguir liminar judicial para a troca da TR pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
"A utilização da TR torna o saldo devedor impagável. Não precisa ser matemático para saber disso", afirma o advogado Altamirando Braga Santos.
No segundo semestre do ano passado, o advogado participou de mais de 200 ações judiciais que questionavam o uso da TR nos financiamentos.
"Espero que as liminares sejam derrubadas", afirma Fernando Cruz, diretor de crédito imobiliário e poupança do BankBoston. "Se não, os bancos vão parar de trabalhar com financiamento habitacional."
Na opinião do contador João Benedito Bento Barbosa, 30, que está financiando um imóvel de 35 m2 no centro de São Paulo, as oscilações dos juros deixam seu bolso vulnerável.
"O governo deveria tomar uma atitude", afirma o contador. "O sistema não está funcionando como deveria. E eu não posso ficar calado diante disso", diz ele, que já planeja entrar na Justiça para questionar o uso da TR.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.