São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DO DISTRITO

Estrada de ferro impulsionou Campo Belo

free-lance para a Folha

Até a primeira metade do século 19, o distrito Campo Belo (zona sudoeste) não passava de uma vasta planície, situada entre o centro de São Paulo e a região de Santo Amaro e com poucas famílias residentes em chácaras.
No final do século passado, o local começou a crescer, principalmente por causa da evolução rápida de Santo Amaro, mas também impulsionado pela construção da estrada de ferro que passava pela região do Campo Belo. Essa construção gerava empregos e atraía mais moradores.
Quando a estrada de ferro cedeu lugar aos bondes, anos mais tarde, as chances de emprego aumentaram. Com isso, já no início do século, era cada vez maior o número de imigrantes que chegavam à cidade e se instalavam na região.
Os estrangeiros de Campo Belo eram, em sua maioria, ingleses, alemães e portugueses. Imigrantes judeus, italianos e árabes preferiram se fixar no centro da cidade.
A partir da década de 30 deste século, a região passou a se desenvolver de forma cada vez mais acelerada. Áreas inteiras com até 3.000 m2 foram vendidas. Alguns casarões que representam essa época próspera ainda podem ser encontrados no distrito.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.