São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Consumo de água cai com investimento

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Reduzir o gasto de água do condomínio depende de investimento e de trabalho de conscientização.
Em condomínios em que o hidrômetro é coletivo, o primeiro passo pode ser a individualização da água.
O custo de instalação é de cerca de R$ 450 por unidade, mas reduz problemas com o desperdício do insumo dentro dos apartamentos, que passam a pagar por consumo.
Quando essa solução não é possível, a saída é realizar campanha de conscientização para diminuir a conta.
Alguns síndicos chegam a fazer o acompanhamento diário do relógio de água para perceber uma eventual alteração brusca -seja por vazamento, seja por mau uso.
Outra alternativa pode ser a construção de um poço artesiano. Foi o que fez o síndico Edson Guedes, 36, em seu condomínio na Vila Mariana (zona sul). A medida reduz à metade o gasto com o insumo, já que paga-se apenas a conta de esgoto do edifício.

ÁREAS COMUNS
Em condomínios que possuem vasta área de lazer, é recomendável instalar equipamentos econômicos nesses espaços comuns. Torneiras automáticas, vasos sanitários com caixa acoplada e válvulas de duplo fluxo reduzem o gasto em até 50%. Nas torneiras, arejadores são responsáveis por economia de até 35%.


Texto Anterior: Economia com empregados
Próximo Texto: Fechando torneiras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.