São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2004

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CONDOMÍNIO

Administradoras oferecem descontos em academias e lojas, além de orientação jurídica gratuita

Morador ganha regalias de cliente

Roberto Assunção/Folha Imagem
Susana Figueiredo contratou sua camareira pela administradora


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Foi-se o tempo em que as administradoras de condomínios eram apenas as encarregadas de receber as mensalidades do prédio. Hoje, mais versáteis, contratam serviços 24 horas -como o de chaveiro ou encanador-, dão desconto em academias e restaurantes e prestam assessoria jurídica gratuita aos condôminos.
Apesar de ser uma tendência, segundo Hubert Gebara, vice-presidente de condomínios do Secovi-SP (sindicato de administradoras, construtoras e imobiliárias), "cerca de dez" em São Paulo oferecem esse diferencial -a Aabic (associação das administradoras da capital) tem 120 associadas.
Na Lello, que gerencia mil condomínios em São Paulo, os moradores recebem um cartão do "programa de relacionamento" ClickService, que dá direito a descontos em academias, restaurantes, estacionamentos e outros. No caso de serviços em casa, como chaveiro 24 horas, a vantagem é ter referências de profissionais de confiança, pois "esses serviços não são mais baratos do que a média", avisa Angélica Arbex, 28, supervisora de marketing.
A representante comercial Susana Bissoni Figueiredo, 38, optou "pela comodidade" de usar um serviço de camareira contratado pela administradora do condomínio em que mora. "Não sai muito barato, mas outras vantagens compensam o custo. Não preciso me preocupar com o registro de uma empregada."

Tira-dúvidas grátis
Os 15 mil condôminos da administradora Oma possuem o cartão Facilities, que pode ser usado em 140 estabelecimentos. A empresa também oferece um serviço gratuito de orientação jurídica. "Ligam, por exemplo, para saber como se registra uma empregada doméstica e quais são os encargos da contratação", especifica a diretora, Maria Lúcia Abdalla, 50.
Na Hubert, o programa Facilidades envolve até a realização de eventos. "Se o condômino quiser dar uma festa ou um jantar, fazemos o orçamento com empresas cadastradas", explica Isabelle Gretillat Ximenes, 32, gerente de novos projetos. Para que um empregado da administradora acompanhe o serviço, o morador desembolsa de R$ 200 a R$ 500.
Esse tipo de ação, conta, exerce papel importante na estratégia de marketing da administradora -o de "melhorar a imagem" da empresa perante os "clientes".
Tirando o máximo de proveito dos descontos na compra de eletrodomésticos oferecidos a seu condomínio, a administradora Márcia Sadzevicious, 28, afirma que, ao equipar toda a cozinha do novo imóvel, economizou 15% em relação aos preços das lojas.
De uma só vez chegaram geladeira, fogão e microondas. "O atendimento foi muito bom", testemunha. "É bom usar um serviço de confiança, que já passou por um crivo." (EDSON VALENTE)


Lello: 0800-7722834; Oma: 0800-7712117; Hubert: 0/xx/11/3146-3901.

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