São Paulo, quarta-feira, 01 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tec-tec-tec

Abandonados
As operadoras de telefonia Amp"d e SunRocket foram à falência recentemente nos Estados Unidos. A primeira, de celular, deixou de funcionar em junho depois de metade dos clientes não pagar suas contas. A segunda, de telefonia fixa VoIP (voz sobre protocolo de internet), fechou na semana passada. Em comum, as duas empresas têm o fato de serem "virtuais", ou seja, de não terem sua própria infra-estrutura. A Amp'd usava a rede da Verizon e a SunRocket terceirizava todos os serviços e tinha apenas um escritório nos EUA.

SEM EXPLICAÇÕES - 1
Os 200 mil clientes da SunRocket não foram avisados do fim da empresa. Quem tentava ligar ouvia recado dizendo que a companhia "não estava mais atendendo ligações de assistência ou vendas".

SEM EXPLICAÇÕES - 2
Depois de o "New York Times" publicar reportagem sobre o fim da SunRocket, os clientes receberam uma carta sobre a falência, que não mencionava reembolso de valores que já haviam sido pagos.

FIRME E FORTE
Apesar de o PlayStation 3 estar vendendo menos que o Nintendo Wii, a Sony não parece preocupada. A empresa, que vendeu 710 mil consoles de abril a junho, viu seu lucro mais que triplicar no período, para US$ 826 milhões.

NINGUÉM SABE - 1
A Microsoft e a Ask.com anunciaram recentemente que vão aumentar a privacidade das buscas em seus sites. A Microsoft vai implantar até o final deste ano um mecanismo pelo qual o internauta poderá optar para que seus dados não sejam usados para gerar publicidade.

NINGUÉM SABE - 2
Já a Ask.com terá a ferramenta AskEraser, com a qual o usuário apagará o registro de sua busca na hora. O Google, com a promessa de apagar dados pessoais depois de dois anos, está ficando para trás no quesito privacidade on-line.

NOME PRECIOSO
O endereço Business.com foi vendido na semana passada por US$ 350 milhões, ou 47 vezes o que os donos pagaram pelo domínio em 1999. O comprador foi a empresa de páginas amarelas on-line norte-americana R.H. Donnelley.

Na arte, e-mail rompe embargo a Cuba

Divulgação
Obra do artista cubano Hector Villaverde, que participou do projeto "Sharing Dreams"


DENYSE GODOY
DE NOVA YORK

A 2.000 quilômetros de distância um do outro, separados por profundas diferenças culturais e por um dos mais longos embargos comerciais da história recente, é provável que os designers gráficos Carole Goodman, nova-iorquina, e Hector Villaverde, cubano, nunca se encontrassem. Trabalhar juntos, então, seria mais difícil ainda. Mas a informática proporcionou tal reunião criativa.
Por três anos seguidos -2004, 2005 e 2006-, o projeto "Sharing Dreams" (compartilhando sonhos) permitiu que sete artistas cubanos e sete americanos trocassem idéias pela internet e elaborassem juntos obras digitais. O resultado desse trabalho está exposto até o dia 9 de agosto no museu Godwin-Ternbach (qcpages.qc.cuny.edu/godwin-ternbach), em Nova York.
"Os artistas mostram que, apesar de tudo, todos temos as mesmas esperanças e sonhos de paz e de uma vida melhor para nós e para nossos filhos", diz Amy Winter, diretora do museu e curadora da mostra.
A maneira de produzir as peças é inovadora; mas o processo em si era bem simples, devido à disparidade de condições técnicas.
Do seu lado, cada um dos envolvidos começava a trabalhar em um pôster. Podiam fotografar, recortar e colar figuras, desenhar à mão e depois digitalizar o papel ou fazer tudo na tela do computador direto. Aí enviavam essa versão por e-mail para os seus parceiros do outro lado do oceano.
Os colaboradores podiam intervir à vontade, trocando, tirando, acrescentando -sempre discutindo as mudanças com os autores iniciais.

Programas
Os programas utilizados foram o Adobe Photoshop, o Corel Draw, o Illustrator e o InDesign. "Aqui, não usamos Mac, produto bloqueado pelo embargo, usamos PC. Para mim, o mais importante é expressar meus pontos de vista, e não as ferramentas. Prefiro o PC, porém espero que um dia a Apple suspenda as restrições que faz ao meu país", diz Villaverde.
"Estamos acostumados a achar que Nova York é o centro do universo. Foi muito interessante, renovador, examinar o design sob uma perspectiva global, ver um trabalho com os olhos de outra pessoa", contou Goodman .
A cubana Yoana Yelin fala sobre seu aprendizado: "Uma coisa que eu percebi é que o senso de humor dos designers é internacional. Trata-se de uma profissão muito legal, e o projeto rompe as fronteiras e cria oportunidades de intercâmbio, aprimoramento e expansão das nossas vivências".
O processo durava entre três e quatro meses. Depois, as peças eram exibidas em Havana -em 2007, pela primeira vez elas poderão ser apreciadas nos EUA. Os temas dos 36 pôsteres são os mais diversos. Alguns são políticos; outros, abstratos. E há os humorísticos.
"As peças provam que a linha tradicionalmente traçada entre a arte tradicional e a arte gráfica é superficial, não se sustenta", comenta Winter.

Frase

"O que está acontecendo é a criação de um mapa extremamente detalhado do mundo, que está sendo feito por todas as pessoas do mundo. O resultado final será uma descrição muito mais rica da Terra"


JOHN V. HANKE
diretor do Google Maps e do Google Earth, sobre mashups e mapas personalizados


SEGURANÇA - 1
A rede de relacionamentos MySpace.com, popular nos EUA, disse, na semana passada, que identificou perfis de 29 mil condenados por crimes sexuais em suas páginas.

SEGURANÇA - 2
O MySpace, da News Corp., diz ter removido os perfis. Há três meses, o site já havia deletado 7.000 perfis de condenados por crimes sexuais.

WEB PERSONALIZADA
Depois do lançamento do editor de mashups Yahoo! Pipes (pipes.yahoo.com), Microsoft e Google criaram os seus também. O Popfly, da empresa de Bill Gates, está disponível em popfly.ms; o do Google está em fase de testes fechados.

CASSINOS FECHADOS
Depois de uma investigação do FBI, a polícia federal dos EUA, a Linden Lab, responsável pelo Second Life (www.secondlife.com), anunciou que agora estão proibidas todas as apostas e jogos de azar dentro do universo virtual. Apostas são ilegais em quase todos os EUA.

FORMATOS EM GUERRA
Em mais uma batalha entre os formatos de vídeo de alta definição Blu-ray e HD DVD, a varejista norte-americana Target anunciou que só vai vender tocadores de Blu-ray. Já a Microsoft baixou em US$ 20 o preço do drive de HD DVD para o console Xbox 360.

CONTEÚDO PROTEGIDO
O YouTube (www.youtube.com) promete colocar em funcionamento em setembro uma tecnologia avançada de reconhecimento de vídeos para impedir que os internautas coloquem conteúdo que viola direitos autorais no site.

TEMPO APROVEITADO
O italiano Robert Bernocco diz ter escrito um livro durante suas viagens ao trabalho e de volta para casa -no celular. Com 384 páginas, "Companheiros de Viagem" é uma obra de ficção científica e está disponível, em italiano, em Lulu.com.

AMIGO OU INIMIGO?
Empresas de Hollywood estão descobrindo o Dailymotion.com, site de vídeos concorrente do YouTube que teve 38 milhões de visitantes únicos em maio. A produtora norte-americana RDF, que distribui programas do canal ABC, fechou parceria com o site.

GIGANTES
Depois da Microsoft, agora é a vez da Intel ser acusada pelas autoridades da União Européia de cometer práticas anticompetitivas. A Intel teria bloqueado o acesso da concorrente AMD a potenciais clientes, segundo a acusação.

Toca-MP3 da Barbie destrava site

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de boneca, a Barbie agora também é um tocador de MP3.
O aparelho BarbieGirls (lançado nos EUA por US$ 59), além de tocar música, também pode ser plugado no computador e destrava áreas exclusivas do site Barbiegirls.com.
Na página, as crianças podem brincar e ganhar dinheiro virtual, que pode ser usado para comprar acessórios para a boneca digital. As donas do toca-MP3 têm acesso a mais lojas virtuais e a um bate-papo on-line.
Analistas dizem que as fabricantes de brinquedos acharam um jeito de cobrar, indiretamente, por conteúdo on-line, o que costuma ser difícil.
Em vez de cobrar uma assinatura, o site, ou parte dele, só pode ser acessado por quem comprar um brinquedo especial.
Um dos pioneiros da tendência foi o WebKinz, mundo virtual com acesso só para quem comprar um bichinho de pelúcia especial.
(PL)

INTERNET
DIGG USA SISTEMA DA MS PARA ANÚNCIOS
O Digg, site de notícias classificadas pela comunidade conhecido pelas tendências esquerdistas e anticorporações de seus usuários, decidiu passar a usar o sistema de anúncios on-line da Microsoft. Antes, o Digg, que tem 17 milhões de visitantes únicos por mês, tinha como parceiro de publicidade o Google. Segundo o presidente do Digg, Jay Adelson, a Microsoft ofereceu a melhor solução. Para a empresa de Bill Gates, é uma boa oportunidade de gerar receita, mesmo que ela venha indiretamente de posts anti-Microsoft.


Texto Anterior: Opcionais essenciais
Próximo Texto: Eventos on-line - Acontece na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.