São Paulo, quarta-feira, 01 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste/USP

Monitor/ TV tem imagem de alta qualidade

DOIS EM UM - Tela de 19 polegadas tem boa resolução; contraste é menor que o de modelos similares e som deixa a desejar

EDUARDO MARQUES; JOSÉ ARNALDO DE HOLANDA; CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR.
ESPECIAL PARA FOLHA

O monitor avaliado neste teste é o modelo M19W531, produzido pela AOC. Além do design moderno e do visual atraente, o grande destaque desse aparelho fica por conta de seu LCD (tela de cristal líquido) de 19 polegadas de ótima qualidade.
O monitor, que também incorpora a função de televisor, traz ainda um conjunto integrado composto por caixas acústicas e microfone que visa proporcionar ao usuário uma central multimídia compacta.
A instalação do monitor é simples e direta, do tipo plugue e use. O manual impresso que acompanha o aparelho descreve bem a utilização dos recursos e das funções, mas falha na apresentação de dados mais técnicos. A AOC não oferece uma versão on-line do manual.
Os ângulos de visão horizontal e vertical (160 graus) são muito bons.
Assim como alguns televisores de LCD, o monitor pode ser fixado em uma parede mediante a aquisição de uma peça vendida separadamente.
Para pessoas que desejarem colocá-lo sobre uma mesa, o monitor permite a regulagem da inclinação. Não se pode ajustar a altura do aparelho nem rotacioná-lo.

Entradas
O M19W531, assim como um televisor convencional, possui as entradas S-Video, Coaxial (para sinal de TV) e AV RCA. Além delas, há entradas videocomponente, DVI -acompa- nhando um cabo adaptador para conexão VGA- e saída para fones de ouvido (na lateral do monitor). A entrada videocomponente permite explorar os recursos de alta definição (HDTV) do monitor, possibilitando a reprodução de vídeo em 720p e 1.080i.
Em 720p, a exibição de vídeo é realizada com resolução de até 720 linhas no modo progressivo, no qual, em uma única varredura, todas as linhas do televisor são atualizadas.
No modo 1080i, as 1.080 linhas são exibidas no modo entrelaçado, no qual a cada varredura são atualizadas somente as linhas pares ou somente as ímpares.
O monitor possui um sensor inteligente para para captar a luminosidade do ambiente e ajustar o brilho da imagem na tela automaticamente.
Essa tecnologia é bastante útil para evitar que a diferença de luminosidade entre o ambiente e a tela prejudique a vista do usuário.
Uma outra característica importante e muito boa para quem gosta de jogos é o pequeno tempo de resposta (5 ms).

Controle e som
O controle remoto que acompanha o aparelho é bastante simplificado, mas permite o acesso às diversas funções e configurações. Na parte superior do monitor, há botões que permitem o ajuste rápido de algumas configurações, tais como o modo de imagem e a correção do posicionamento da imagem na tela.
A qualidade dos dois alto-falantes de 3W embutidos no monitor deixa a desejar. Durante os testes, notamos que a fidelidade de reprodução do som é ruim.
Em contrapartida, o microfone integrado tem um excelente alcance e foi possível utilizá-lo a uma distância de até
1,5 m sem que houvesse problemas no som captado.
A resolução máxima da tela (1.440x900 pixels) é maior do que a dos televisores de LCD e compatível com a dos monitores similares presentes no mercado. O contraste de 700:1 é menor do que o de outros monitores similares, mas ainda assim a qualidade da imagem é muito boa.

Tela ampla
A tela em formato widescreen (16:9) de 19 polegadas proporciona uma ampla área de trabalho para quem usa muitas janelas de programas ao mesmo tempo e conforto para quem joga ou assiste a filmes.
Muitas emissoras de TV ainda transmitem imagens no formato 4:3, ou seja, com uma proporção de quatro unidades de largura por três unidades de altura. Como o M19W531 possui tela com proporção de 16:9, as imagens 4:3 de TV ficam deformadas (achatadas).
Essa deformação pode ser corrigida utilizando-se o modo de visualização 4:3 do aparelho. Neste modo, surgirão duas faixas pretas verticais nas laterais da tela de maneira a compensar a proporção 16:9.
O monitor possui um recurso chamado Picture in Picture (PIP), que permite visualizar duas janelas de vídeo ao mesmo tempo. Por exemplo, enquanto se trabalha no computador, é possível abrir uma pequena janela que mostra o que está passando na TV.
Pode-se alterar o posicionamento horizontal e vertical dessa janela na tela, bem como redimensioná-la em três tamanhos diferentes.
A janela PIP só consegue carregar conteúdos das entradas de TV, Vídeo RCA, S-Video e Video Composto. É possível selecionar o áudio de qual janela deverá sair nas caixas de som.

Conclusão
O M19W531 da AOC já vem preparado para a tecnologia de TVs de alta definição e possui uma ótima conectividade. Apesar de o conjunto de som ser um ponto negativo, o monitor é uma boa opção para quem deseja alta resolução e ótima qualidade de imagem.
O preço (R$ 1.400) está abaixo do dos monitores similares, apresentando bom custo-benefício.

EDUARDO MARQUES é doutor pela Escola Politécnica da USP e docente do ICMC-USP. JOSÉ ARNALDO DE HOLANDA e CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR. são, respectivamente, doutorando e bacharelando pelo ICMC-USP


Texto Anterior: [+] E-mail: Mensagens prometem fotos do acidente da TAM, mas podem conter vírus
Próximo Texto: Vídeo na internet ganha espaço nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.