São Paulo, quarta-feira, 01 de agosto de 2007

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Vídeo na internet ganha espaço nos EUA

PAULA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

A cada dia, um em cada cinco adultos norte-americanos assiste a vídeos na internet.
Os dados são do projeto Pew Internet and American Life, uma pesquisa sobre os hábitos da população norte-americana no que diz respeito a política e noticiário.
De acordo com a pesquisa,enquanto os jovens preferem conteúdo humorístico, os adultos vêem mais vídeos de notícias.
Mary Madden, pesquisadora do projeto Pew, diz que as empresas jornalísticas estiveram entre as primeiras a oferecer vídeo on-line nos Estados Unidos, o que ajudou a fazer com que os adultos se acostumassem a assistir a conteúdos na internet.
Os vídeos de notícias são os mais vistos, seguidos pelos de comédia.
Entre os jovens, porém, os sites de vídeo mais conhecidos, como o YouTube, do Google, predominam.
Metade dos norte-americanos de 18 a 29 anos vêem vídeos no YouTube e 15% deles assistem a conteúdos na rede de relacionamentos MySpace.
De acordo com a pesquisa, os jovens nessa faixa etária também são os que mais enviam links de vídeos a familiares e amigos, além de assistirem mais aos vídeos na internet em grupos.
Novidade
Rede inglesa conhecida por seus documentários e programas de notícias, a BBC lançou na semana passada o iPlayer, software que permite baixar os programas dos canais pertencentes à rede.
Será possível baixar episódios dos últimos sete dias e guardá-los por 30 dias. O iPlayer também permitirá assistir à programação ao vivo, em streaming.
A rede se decidiu por um tocador de vídeo proprietário para tentar evitar a pirataria.

Com a Associated Press


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