São Paulo, quarta-feira, 01 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

celular

"Google Phone" chega neste mês aos EUA

ANDROID >> HTC demonstra o G1, primeiro telefone inteligente com o sistema desenvolvido pelo gigante das buscas

DA REPORTAGEM LOCAL

Na semana passada, apareceu o Google Phone -ou, oficialmente, o G1, celular da HTC que recebeu o apelido por ser o primeiro aparelho a funcionar com o Android. O sistema operacional para telefones inteligentes é desenvolvido por um grupo liderado pelo gigante das buscas. O G1, que chega às lojas dos EUA no dia 22, conta com tela sensível ao toque, teclado deslizante, GPS, câmera com 3 Mpixels e sensor de movimentos e capacidade 3G. Vai custar US$ 179, além de pedir contrato de dois anos com a T-Mobile.
Não há previsão para a chegada do telefone no Brasil.
O sistema terá loja de aplicativos on-line, a Android Market. Inicialmente, todos os programas disponíveis serão gratuitos. O Google tem incentivado fortemente a criação de programas por terceiros. Antes do lançamento de qualquer telefone com o sistema, já havia colocado na internet um kit de desenvolvimento de softwares para o Android, que agora foi atualizado para a versão 1.0. A empresa de buscas também promoveu um concurso que deu US$ 10 milhões em prêmios e subsídios para desenvolvimento de aplicativos.
Entre os softwares disponíveis, está um que permite que fotos reais sejam mostradas ao longo de um caminho indicado pelo GPS. Outro permite que o usuário fotografe o UPC (uma espécie de código de barras) de um produto para que o celular pesquise e compare preços, além de indicar lojas próximas com o produto.

Aos milhares
A HTC diz que espera vender 400 mil unidades do G1 até o final do ano, quando o produto estará disponível também no Reino Unido. No primeiro trimestre de 2009, outras fabricantes devem lançar smartphones com o software do Google embarcado. Motorola e LG já anunciaram esse plano. (GVB)


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Famosos saem em busca de iPhone grátis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.