São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encriptação dos dados defende informações confidenciais

DA REPORTAGEM LOCAL

Para as empresas e também para o usuário comum, o maior problema do notebook roubado, além da perda de informações, é o acesso a documentos importantes pelos bandidos.
Uma solução para evitar esse grave problema está na encriptação dos dados do laptop. Ela pode ser feita por meio de um software ou por meio de um chip instalado dentro do computador. Eles codificam os dados, fazendo com que os documentos sejam acessados somente por uma senha ou com o uso de uma série de dispositivos de segurança, como tokens e smartcards.
Uma empresa que trabalha com esse serviço é a Safenet (br.safenet-inc.com). "As pessoas ainda não se educaram para proteger suas informações", afirma Paulo Vianna, responsável pela área de marketing da empresa. "Utilizamos um algoritmo para a encriptação que é praticamente impossível de ser quebrado."
O uso de um token, um pequeno pen drive que armazena as senhas, dificulta a ação de quem quiser acessar o computador. "Ele funciona como uma chave. Você precisa colocar o token na porta USB para que ele ative o comando de senha do programa. Somente assim você acessará as informações contidas no notebook", explica Vianna.

Outras soluções
Para consumidores corporativos, diversas empresas que fabricam notebooks estão desenvolvendo sistemas de segurança para evitar o acesso a informações confidenciais.
A HP apresenta um chip nos computadores portáteis de sua linha corporativa que encripta os dados. "Alguns modelos dessa linha possuem entradas para smartcards e permitem que o dono acesse o aparelho com a impressão digital, por meio da identificação biométrica" diz Rodrigo Fusco, diretor de marketing da HP no Brasil.
Algumas empresas oferecem outros tipos de serviço. A norte-americana Everdream (www.everdream.com) criou um dispositivo que apaga todos os dados do disco rígido quando o computador é roubado. Para isso, o assaltante deve ser descuidado e conectar a máquina à internet antes de desinstalar o programa.
Existem programas gratuitos que protegem o micro. O CryptoExpert 2006 Lite 6.6.5 (baixaki.ig.com.br/site/detail17682.htm) e o TrueCrypt (www.truecrypt.org) são alguns exemplos presentes na internet. (GP)


Texto Anterior: Cópia de segurança
Próximo Texto: Discos virtuais guardam dados na rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.