São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Discos virtuais guardam dados na rede

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem sempre é preciso andar com o notebook, principalmente quando será utilizado um arquivo pequeno ou que pode ser armazenado em outro local.
Quem não tem como guardar esses arquivos ou fazer um backup dos dados importantes em um pen drive ou em discos de CDs ou de DVDs gravados, pode utilizar os discos virtuais.
Eles são servidores, fornecidos normalmente pelos provedores de acesso à internet, que permitem, por meio do upload -que é a transferência dos dados do computador para o servidor via internet-, armazenar diversos tipos de conteúdo.
Fotos, vídeos e textos, por exemplo, podem ser acessados de qualquer computador conectado à rede e em qualquer lugar do mundo. É possível, também, em alguns desses sites, compartilhar os arquivos com outras pessoas.
O UOL possui um disco virtual (discovirtual.uol.com.br) que oferece até 150 Mbytes de espaço para os seus assinantes. Esse plano também permite o compartilhamento de pastas entre mais usuários e o envio de arquivos publicados na internet. O portal Terra (discovirtual.terra.com.br) oferece até 100 Mbytes para assinantes com a possibilidade de contratação de assinatura para 100 Mbytes adicionais.
Há também o gratuito InDisk (www.insite.com.br/indisk) e o Onda (www.discovirtual.onda.com.br).
Há quem necessite ter mais espaço para armazenar arquivos pesados como vídeos ou mesmo deseje poder compartilhar essas informações com amigos.
Para essa necessidade, existem os sites Megaupload (www.megaupload.com) e Rapidshare (www.rapidshare.com), que cobram de seus usuários uma mensalidade pelo uso do serviço. (GP)


Texto Anterior: Encriptação dos dados defende informações confidenciais
Próximo Texto: Dicas de segurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.