São Paulo, Quarta-feira, 01 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REDE SEM FIO

Conheça os celulares com Internet que chegam em 2000

da Reportagem Local

Estão para chegar ao Brasil novos modelos de celulares que permitem o acesso a dados via Internet e envio de e-mails. A estimativa é que a venda comece no primeiro semestre de 2000.
Na semana passada, a Samsung apresentou o SCH-M100, o "InternetPhone", que funciona como um micro de mão -o visor é bem maior do que o costumeiro- e vem com um navegador desenvolvido pela empresa.
O acesso à Internet, porém, é limitado: o usuário não navega por páginas da rede, mas acessa informações como cotações da Bolsa de Valores, previsão do tempo e condições do tráfego, usando o protocolo WAP (Wireless Aplication Protocol).
A Motorola também anunciou, para o ano que vem, dois telefones que acessarão a rede. Não divulgou o nome dos produtos, mas o mais cotado para desembarcar no país é o i1000 plus, que funciona com o protocolo de comunicação sem fio WML (Wireless Markup Language).
O Nokia 7110, de características parecidas, também deve ser lançado no mesmo período.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) só autorizou até agora a transmissão de informações de Internet para celulares que operem na frequência de 800 a 900 MHz (CDMA e TDMA).
O diretor de tecnologia da Ericsson, Márcio Gaspar, afirma que essa faixa de frequência é baixa para o acesso à Internet, por isso a empresa não pensa em trazer para o Brasil celulares com acesso limitado à rede.
"O ideal é que a Anatel aprove o padrão PCS (Personal Communication System), também conhecido como GSM, que permite uma navegação na Internet pelo celular bem parecida com a feita em computador", diz.
"Assim que opadrão for aprovado, a empresa lançará telefones com acesso à rede."


Texto Anterior: Rede nacional
Próximo Texto: Multimídia: Soft edita vídeo amador em PC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.