São Paulo, Quarta-feira, 01 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Soft edita vídeo amador em PC

da Reportagem Local

Quem tem uma câmera de vídeo comum -analógica, que grava em fita- e um PC com conexão USB (Universal Serial Bus) tem uma alternativa para editar em casa as suas produções.
Começa a ser distribuído no Brasil o programa de edição "Studio PCTV USB", da Pinnacle Systems (R$ 420). Vem com um aparelho que, ligado à câmera e ao micro, transfere as imagens para a tela transformando-as em arquivos digitais. O usuário pode selecionar os trechos que quer editar (ou seja, montar uma sequência das imagens).
Para usar o software, é preciso ter pelo menos um micro Pentium de 166 MHz com "Windows 98" instalado, 32 Mbytes de RAM e 100 Mbytes de espaço livre no disco rígido.
A qualidade do produto final fica idêntica à da fita original (VHS), já que não é necessário passar as imagens para outra cópia. O programa já vem preparado para o padrão brasileiro de cores, o PAL-M. A exibição é feita apenas na tela do computador: o programa capta imagens, mas não as envia para outro aparelho (como uma TV).

Efeitos
Além de captar imagens da câmera, o programa também permite ao usuário transferir os sinais da TV -tanto aberta (por antena), quanto a cabo- à tela do micro, que faz o papel de uma televisão.
As imagens se tornam digitais e podem ser editadas pelo programa. O usuário pode gravá-las, mas convém ter bom senso: devido aos direitos autorais, não podem ser usadas com finalidade comercial.
O programa também permite captar áudio vindo de estações de rádio. O micro deve se ligar ao rádio assim como com a TV. Isso serve tanto para colocar músicas no vídeo -gravando-as e salvando na mesma pasta onde estão as imagens- quanto para ouvi-las.



Texto Anterior: Rede sem fio: Conheça os celulares com Internet que chegam em 2000
Próximo Texto: Livros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.