São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aperture 2 recupera fotos escuras

RAFAEL FISCHMANN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Este é só para os macmaníacos: a segunda versão do programa de gerenciamento de fotos da Apple, o Aperture 2 (www.apple.com/aperture), tem interface mais fácil de usar, está com melhor desempenho -apesar de ainda ser pesado-, tem modo de visualização rápida de imagens e mais recursos para tratar imagens em formato RAW.
Anunciado em fevereiro último, ele é uma atualização do software que foi lançado no final de 2005 para os fotógrafos digitais e pode substituir o Photoshop em ajustes como correção de cor, brilho, foco e remoção de imperfeições.
Assim como a primeira versão, o Aperture 2 só é compatível com o sistema operacional Mac OS X (no mínimo o Tiger 10.4.11 ou Leopard 10.5.2). Um dos pedidos mais freqüentes dos usuários foi atendido: agora, é possível ajustar manualmente a data/hora das imagens originais e quem quiser pode personalizar todos os atalhos de teclado.
Também existe a possibilidade de aplicar ou retirar Vignette (aquele escurecimento nas bordas) em fotos e ficou mais fácil recuperar detalhes em partes de imagens que ficaram escuras demais.
Apesar dos avanços do Aperture 2.0, ele ainda não é perfeito. A Apple melhorou a performance do aplicativo, mas, mesmo em um MacBook Pro com processador Intel Core 2 Duo de 2,33 GHz e 2 Gbytes de RAM, ele ainda parou para "pensar" em muitas situações.
O programa requer 5 Gbytes de espaço em disco e roda em qualquer Macintosh com pelo menos 2 Gbytes de memória e um processador Intel Core Duo 2 GHz ou PowerPC G5 Dual 2 GHz, de preferência.
A nova versão custa, no Brasil, R$ 419; nos EUA, ela sai por US$ 199 -em ambos os países, o preço do software está quase metade do da versão anterior.

Concorrência
O Aperture não é um concorrente direto do famoso Adobe Photoshop - ele até se integra ao PS, permitindo edições mais complexas, que depois são aplicadas às imagens originais.
Pouco tempo depois da chegada do Aperture, a Adobe anunciou um concorrente de peso para ele, chamado Photo- shop Lightroom (www.adobe.com/products/photoshoplightroom).
Esse, sim, se propõe às mesmas funções e, ao contrário do Aperture, possui versão para Windows.


RAFAEL FISCHMANN é editor do blog MacMagazine.com.br


Texto Anterior: Edição on-line
Próximo Texto: Estudiosos melhoram softs que identificam imagens falsas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.