São Paulo, quarta-feira, 02 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos recursos digitais compensam inexperiência

CLIQUE CERTEIRO Função para ajudar fotógrafo amador na hora de capturar cenas em movimento é destaque entre as novas armas para atrair os consumidores

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das principais vedetes da nova geração de câmeras é a função para evitar fotos tremidas e desfocadas, chamada pelas fabricantes por nomes como anti-shaking e image stabilizer. Dependendo do modelo, essa facilidade realmente ajuda a fotografar personagens em movimento e a capturar imagens com o zoom ativado. Mas as câmeras não param por aí: há modelos que gravam voz e filmes, editam imagens sem o PC e transferem dados sem cabos.

Antitremida
Imagens tremidas muitas vezes são irrecuperáveis. As causas mais comuns para essa imperfeição são a pouca luz, a movimentação do objeto ou do fotógrafo e o zoom ativado.
Quando existe pouca luz, a câmera fica com o obturador mais tempo aberto e isso dá margem para que pequenos movimentos virem borrões.
As câmeras lançadas recentemente contam com um dispositivo de estabilização de imagem que compensa a movimentação do aparelho.
Esses mecanismos diminuem, mas não eliminam completamente as imperfeições das fotos. Eles têm um limite para a compensação, que nem sempre é o suficiente. A eficiência do estabilizador de imagens depende da velocidade dos mecanismos internos da câmera.
Ao testar um modelo antes da compra, verifique o tempo gasto pela máquina entre uma foto e outra. Assim já é possível ter uma idéia do desempenho da máquina em uma possível recuperação de foto. Quanto menor for o intervalo entre os disparos, maior será a eficiência do estabilizador.

Filmagem
Muitas câmeras possuem um modo de gravação de vídeo. Dependendo do modelo, é possível fazer a captura com qualidade de TV, que permitirá assistir a um vídeo em um toca-DVDs.
Para que isso seja possível, é necessário que a câmera capture vídeo com resolução de 640x480 pixels. A maioria das câmeras fotográficas digitais oferece tamanhos de captura de 320x200 pixels.
Outra medida importante para avaliar a qualidade da captura de vídeo da câmera é o FPS, sigla em inglês para quadros por segundo. Quanto maior for o número de FPS, mais detalhes de um movimento serão capturados.
O formato de compactação do vídeo também é importante. As câmeras digitais normalmente usam o QuickTime, o MPEG e o WMV. Ambos possuem tocadores gratuitos para PC, mas apenas o MPEG pode ser assistido em um tocador de DVD comum.

Transferência
Com o aumento do número de aparelhos que tiram e que mostram fotos, as fabricantes investem também na comunicação das câmeras.
Há modelos que podem enviar as fotos sem usar cabos, por meio de conexão sem fio do tipo Bluetooth.
Outra possibilidade para a câmera se comunicar com outros aparelhos são as impressoras especiais, que podem revelar as fotos sem ajuda de um PC. (JB)


Texto Anterior: + que megapixels
Próximo Texto: Alta resolução não garante boas fotos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.