São Paulo, quarta-feira, 02 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Panasonic apresenta TV de plasma tão fina quanto as de tecnologia LED

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Panasonic apresentou na semana passada um modelo de TV de plasma que é tão fino quanto os aparelhos da nova tecnologia LED -até o momento, exclusividade da Samsung. Para conseguir "emagrecer" a tela para cerca de uma polegada de espessura, a P54Z1, de 54 polegadas, utiliza um sistema de conexão sem fio: as entradas da televisão foram transferidas para uma central de controle, que fica a até dez metros de distância do aparelho.
Com essa manobra, a TV ficou muito mais fina e ainda ganhou a possibilidade de ser instalada sem nenhum fio conectado, além, é claro, do cabo que liga o televisor à tomada.
A central de comandos transmite sinais pelo protocolo wireless HD, de 2.4GHz. Como essa é a mesma frequência usada por alguns telefones sem fio e roteadores, é recomendável afastar esses aparelhos.
Além de entradas HDMI, vídeo componente, vídeo composto, RF e RGB, a central de comandos também dispõe de uma conexão de internet. Assim, é possível acessar vídeos do YouTube e fotos do Picasa.
A TV tem resolução de alta definição plena (1.920x1.080p), mas, durante os testes, não foi possível assistir à programação digital da TV aberta, já que o modelo testado era importado, com conversor no padrão americano. A Panasonic afirma que, se o produto for lançado no Brasil, o conversor digital sairá de fábrica no padrão nacional.
Ao executar filmes num tocador de discos Blu-ray, a P54Z1 demonstrou ótima qualidade de imagem, com ajustes fáceis para vários tipos de situação. Seu tempo de resposta fica abaixo de 0,0001 ms, o que permite a exibição de cenas de ação sem borrões.
O que se pôde notar é que as caixas de som não condizem com a qualidade da imagem. Por serem finos, os alto-falantes não conseguem boa reprodução de graves. Segundo o fabricante "o consumidor de um produto como este, em geral, já possui um equipamento de home theater", o que explicaria a pouca atenção com o som.
A P54Z1 ainda não tem uma data prevista para chegar ao Brasil, mas o fabricante estima que com impostos e taxas ela deva custar cerca de R$ 24 mil. (GAVROCHE FUKUMA)


Texto Anterior: Fabricantes reforçam mercado de alta definição com novos produtos
Próximo Texto: Nos EUA: Vídeo on-line tem recorde de audiência em julho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.