São Paulo, quarta-feira, 02 de setembro de 2009

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Projetos mostram como a internet vê você e como o mundo se sente

DA REPORTAGEM LOCAL

Como a internet vê você? A pergunta é feita pelo projeto Personas, que faz parte da exposição Metropath(ologies), que ocorre no MIT Museum, em Massachusetts, EUA.
Fazendo uma varredura nas informações disponíveis sobre você na internet, o projeto se propõe a analisar como lidamos com a grande quantidade de informações disponíveis no mundo de hoje.
Para ver como a rede enxerga você, acesse personas.media.mit.edu. Na caixa de busca, coloque seu primeiro e seu último nomes. Em seguida, o buscador mostrará uma mensagem dizendo que está procurando o que pode -é interessante ver informações sobre o seu nome sendo varridas da rede. É curioso, também, experimentar variações do seu nome.
O resultado é mostrado em uma espécie de linha do tempo, dividida por cores e agrupadas por categorias, que incluem de livros a religião, passando por artes, notícias e esporte.
A ideia não é oferecer resultados precisos como os do Google, mas mostrar como as informações na internet podem ser rearrumadas.
O Personas procura informações disponíveis sobre você e tenta caracaterizá-lo. A ideia é "encaixá-lo em uma série de categorias pré-determinadas que um processo algorítmico criou a partir de uma massiva quantidade de dados", diz a explicação do projeto, que foi criado por Aaron Zinman, com ajuda de Alex Dragulescu, Yannick Assogba e Judith Donath.
"Personas demonstra os misteriosos insights e os erros involuntários do computador, como as descaracterizações causadas pela incapacidade para separar os dados de vários proprietários de mesmo nome", diz a explicação, acrescentando que o projeto quer fazer o espectador refletir sobre o mundo atual e o futuro, em que histórias digitais são tão ou mais importantes do que histórias orais.

Movimentos
Já o projeto We Feel Fine (www.wefeelfine.org) se define como "uma exploração da emoção humana em seis movimentos". Para conseguir isso, um mecanismo de coleta de dados vasculha a internet a cada dez minutos, buscando informações em diferentes fontes, como LiveJournal, MySpace, Blogger, Flickr, Technorati e Google.
Em um dos movimentos, chamado "madness" (loucura, em tradução livre), você consegue visualizar o que pessoas ao redor do mundo estão sentindo -bem, livres, fortes, erradas, nostálgicas, otimistas, bonitas e diversas outras sensações são exibidas na tela. Clicando nelas, você vê a frase completa que as pessoas escreveram.
Também é possível visualizar os dados por gênero, idade, localização e escolher, a partir de uma lista em ordem alfabética, que sentimento você quer.
O projeto, criado por Jonathan Harris e Sep Kamvar, já coletou mais de 11,4 milhões de sentimentos, de mais de 2,1 milhões de usuários únicos. (DA)


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