São Paulo, quarta-feira, 02 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa usa filtros para analisar

DA REPORTAGEM LOCAL

O campo da análise on-line de sentimentos ainda engatinha. Com o desenvolvimento da internet e com a necessidade de organizar o montante de informações, a técnica ganha aprimoramentos.
Bo Pang, pesquisador do Yahoo! e coautor de "Opinion Mining and Sentiment Analysis" (mineração de opiniões e análise de sentimentos), é uma das principais referências.
Ele desenvolveu um programa que usa diversos filtros para identificar os sentimentos. Entre esses filtros, estão o de polaridade, que indica se a menção é positiva ou negativa, o de intensidade e o de subjetividade. "A análise de sentimentos visa identificar o ponto de vista subjacente a uma extensão de texto", disse em artigo científico.
Um exemplo dessa aplicação pode ser encontrado na crítica de um filme, quando se usa o polegar para cima para identificar a aprovação, ou polegar para baixo para dizer que ele foi desaprovado.
"Para determinar essa polaridade de sentimento, propomos uma máquina que aprenda constantemente e que aplique técnicas de categorização de texto apenas para as partes subjetivas." (DA)


Texto Anterior: Companhias desenvolvem mecanismos de avaliação
Próximo Texto: Projetos mostram como a internet vê você e como o mundo se sente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.