São Paulo, quarta-feira, 02 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Aprenda a gravar imagem e som do micro simultaneamente

O leitor Inocêncio Fabri pergunta se existe algum programa que faça a captura de imagem na tela do computador juntamente com o som. Ele quer gravar algumas palestras e miniaulas, mas não encontra um programa que execute esse procedimento.
A resposta é sim. Existem diversos programas que fazem a captura combinada do que ocorre na tela do PC e do áudio que está sendo executado, seja por meio do alto-falante, seja por meio do microfone do computador.
Uma das melhores combinações de facilidade de uso e de preço é o ZD Soft Screen Recorder. O programa é shareware, mas pode ser usado em sua plenitude por 30 dias. Ele pode ser baixado do site www.baixaki.com.br/download/zd-soft-screen-recorder.htm.
Após instalar o programa, execute-o. A interface é muito simples. Uma vez ativado, basta selecionar qual será a fonte de vídeo e áudio. No painel central da tela, você pode usar as setas para a esquerda ou a direita e selecionar entre diferentes tipos de modo, como captura da tela cheia, captura de uma região (que é indicada para vídeos do YouTube, por exemplo), captura de um game e captura de um dispositivo USB (como uma webcam).
Na parte de baixo da tela, você pode selecionar a fonte de áudio, que pode vir de alto-falantes, microfone, line-in ou mudo.
Para definir o tamanho do arquivo de vídeo e, consequentemente a qualidade da gravação, você pode usar o menu Vídeo e a opção Output video settings. No menu File, você pode selecionar o nome e a pasta em que os vídeos serão gravados no formato WMV. Como referência, um vídeo de um minuto capturado em tela cheia e com boa resolução consome aproximadamente 4 Mbytes.
Após carregar o programa para a memória, selecione o tipo de captura que desejar e minimize a tela. Um ícone de câmera de filmagem aparece na barra de ferramentas. Pressione a tecla F8 para iniciar a gravação. A câmera começa a piscar na cor verde. Para terminar a gravação pressione F8.

Narração
Se você vai fazer uma narração enquanto movimenta a tela, opte por usar um microfone próximo à boca em vez do microfone embutido do notebook. A qualidade do som sempre será melhor.
Teste todas as opções do programa para ver qual é aquela mais indicada. Se você capturar a tela inteira e for exibir o vídeo numa janela do tamanho padrão do YouTube, irá perder muitos detalhes.
No caso de precisar explicar algo sobre uma área mais específica, é melhor selecionar o modo de captura parcial da tela. Você pode gravar diversos arquivos WMV e depois fazer uma montagem com o Windows Movie Maker.
Para ver um exemplo prático da captura de vídeo feita por esse programa, acesse o endereço bit.ly/zdscreen.
Como opção para esse programa, você encontra outros: AviScreen Classic, AutoScreenRecorder e Tipcam. Cada um tem suas peculiaridades e oferece diferentes tipos de arquivo de saída, como AVI ou FLV.


Texto Anterior: Eventos on-line
Próximo Texto: Coisa de criança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.