São Paulo, quarta-feira, 02 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aproveite melhor a tela do netbook

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os netbooks, laptops ultraportáteis, foram feitos principalmente para navegar na internet. Mas suas telas pequenas (geralmente de dez polegadas), aliadas às resoluções baixas (em sua maioria, 1.024x600), não são ideais para exibir sites repletos de conteúdo.
Com alguns ajustes simples, porém, é possível otimizar o espaço na tela, fazendo caber o máximo de elementos possível.
A primeira dica é recorrer, sempre que possível, ao modo de tela cheia do navegador de internet que você usa.
Nos principais browsers (Internet Explorer, Firefox, Safari, Chrome e Opera), basta apertar a tecla F11 para alternar para a tela cheia. Nesse modo, somem os botões, a barra de endereço e a barra inferior -a tela é preenchida somente pelo site.
O Chrome, navegador do Google, foi desenhado para otimizar o espaço na tela: um de seus truques é não ter uma barra de título (que mostra o nome do programa) -as abas ficam na parte mais alta da tela. Gratuito, o download do Chrome pode ser feito em www.google.com.br/chrome.
No Firefox, você pode diminuir os botões da barra superior. Clique nela com o botão direito, escolha Personalizar e marque Ícones pequenos.
Outra boa pedida é configurar a barra de tarefas do Windows (que inclui o botão Iniciar e mostra os programas abertos) para que ela se oculte automaticamente. Dessa forma, a barra só aparece quando você passa o mouse nos pontos extremos inferiores da tela.
Para fazer isso, clique em um ponto vazio da barra de tarefas com o botão direito do mouse e escolha Propriedades. Marque o item Ocultar automaticamente a barra de tarefas.
No novo Windows 7, a barra de tarefas é demasiadamente grande para as pequenas telas dos netbooks. Você pode diminuí-la clicando nela com o botão direito, selecionando Propriedades e marcando a opção Usar ícones pequenos.


Texto Anterior: Futuro: Interface confere "sexto sentido" a celular
Próximo Texto: Ultraportáteis: Novos modelos suportam vídeo em alta definição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.