São Paulo, quarta-feira, 03 de fevereiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Risco Brasil

País passa Estados Unidos e China como origem de ciberataques, diz relatório




RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

No terceiro trimestre de 2009, o Brasil e a Rússia ultrapassaram os EUA e a China como os dois países que mais originam ataques virtuais.
Os dados são do relatório "The State of the Internet" (O estado da internet), divulgado em janeiro pela Akamai, especializada em internet.
No segundo trimestre, a China era responsável por 31% dos ataques, enquanto os EUA atingiam 15%, seguidos por Brasil (2,3%) e Rússia (1,2%).
Já no terceiro trimestre do ano, o Brasil pulou para a segunda posição, com 8,6%, e a Rússia para a primeira, com 13%. Estados Unidos (6,9%) e China (6,5%) desceram para o terceiro e para o quarto lugar, respectivamente.
Para entender a proeminência brasileira entre os ciberataques, a Folha conversou com especialistas em segurança na internet.
Nesta edição, você ainda confere dicas para se manter seguro na rede e ficar livre de pragas como o Conficker, que assustou e continua assustando o mundo.
Veja também os dados mundiais sobre a banda larga contidos no relatório da Akamai, segundo o qual a velocidade das conexões no Brasil está abaixo da média mundial.


Próximo Texto: Reportagem de capa: Brasil é a segunda maior fonte de ataques
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.