São Paulo, quarta-feira, 03 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça pacotes de segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

Para manter-se seguro na rede, além de agir com cautela (leia acima), é preciso contar com um bom conjunto de softwares de proteção.
Os pacotes pagos de segurança mais bem conceituados geralmente incluem no nome a expressão "Internet Security" (segurança na internet).
Em geral, esses conjuntos oferecem antivírus -para detecção e remoção de malware (software malicioso)- e firewall -para análise e controle do tráfego de dados em redes.
Muitos deles também vêm com software anti-spam, para separar os e-mails indesejados das mensagens legítimas.
Controle para pais também é um recurso comum nesses pacotes. Ele é útil para bloquear o acesso de crianças a sites inadequados -de pornografia e violência, por exemplo.
Já o anti-phishing pretende evitar que o usuário seja enganado por sites que tentam roubar informações confidenciais.

Pacotes
Entre as opções pagas mais populares estão o Symantec Norton Internet Security (www.symantec.com), o Kaspersky Internet Security (www.kaspersky.com) e o McAfee Internet Security (www.mcafee.com).
Você também pode recorrer ao BitDefender Internet Security (www.bitdefender.com), ao Avira Premium Security Suite (www.avira.com), ao F-secure Internet Security (www.f-secure.com) ou ao Panda Internet Security (www.pandasecurity.com).
Nesta edição, o TesteUSP avaliou o AVG Internet Security 9.

De graça
Se você não quiser pagar nada, o mais indicado é montar um pacote com softwares de diferentes fabricantes.
Algumas das melhores opções gratuitas de antivírus são o Avira AntiVir Personal (www.free-av.com), o Alwil avast! antivirus Home Edition (www.avast.com) e o AVG Anti-Virus Free Edition (free.avg.com/br-pt.pagina-inicial), que pouco ou nada devem às alternativas pagas.
Para ter um bom firewall sem pagar nada, boas pedidas são o Comodo (www.comodo.com), o Online Armor (www.tallemu.com) e o PC Tools Firewall Plus (www.pctools.com).
Aliado importante na segurança, o anti-spyware combate softwares espiões. Entre as opções gratuitas estão o Malwarebytes Anti-Malware (www.malwarebytes.org), o Ad-Aware (www.lavasoft.com) e o Spybot - Search & Destroy (www.safer-networking.org). (RC)


Texto Anterior: Redes elétricas, refinarias e empresas de telecomunicação estão entre alvos
Próximo Texto: Reportagem de capa: EUA estudam ações contra ciberataques
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.