São Paulo, quarta-feira, 03 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Software oferece bom custo-benefício

ESPECIAL PARA A FOLHA

O processo de instalação do AVG Internet Security 9.0, compatível com o novo Windows 7, transcorre sem dificuldades e de maneira rápida. A interface é bastante intuitiva e a adição da barra de ferramentas para integração com o navegador não vem presselecionada, permitindo ao usuário instalá-la apenas se desejar.
Se uma conexão com a internet estiver disponível, por padrão, a cada quatro horas o AVG verifica se há alguma nova atualização. A empresa mantém uma frequente atualização da base de dados sobre vírus, chegando a ter uma média de duas atualizações por dia durante o período de testes.
O consumo de memória com as opções de configuração padrão de instalação é bastante leve -a execução do AVG não compromete o desempenho das demais aplicações. Um destaque é o fato de a ferramenta buscar minimizar o uso do processador, evitando sobrecarregar as atividades em execução no computador. Essa opção, no entanto, pode retardar a detecção de um programa malicioso até a sua execução, permitindo ao usuário baixá-lo para o disco. Outras ferramentas similares que demandam maior processamento buscam intervir antecipadamente, evitando até que o usuário baixe programas de risco.
O AVG foi capaz de detectar tentativas de mudanças não esperadas nas chaves de registro, inclusão de diretivas de inicialização automática e alterações nas configurações do navegador e dos serviços de rede.

Detecção
Nos testes de detecção de vírus e worms, ele se saiu bem, mas, mantendo as opções padrões de instalação, ele permitiu o download de um arquivo compactado contendo vírus. Porém ao selecionarmos a opção Verificar arquivos, do Web Shield, todos os arquivos passaram a ser verificados e a situação foi resolvida. O recurso Identity Protection tem a proposta de impedir o roubo de dados, senhas e outras informações confidenciais.
O AVG, assim como a maioria das ferramentas concorrentes, não conseguiu detectar nos nossos testes a presença de um keylogger ativo, mas o monitoramento de rede e portas impediu o envio dos dados capturados para algum e-mail ou destinatário remoto.

Manuais
A documentação está toda em português e a ajuda dispõe de links que facilitam a localização de informações. O site da empresa também está em português e todos os usuários licenciados contam com suporte on-line. Infelizmente, nossa experiência com esse atendimento não atendeu às expectativas, pois enviamos um questionamento e, até o fechamento deste artigo, não havíamos obtido uma resposta.

Conclusão
Atualmente é indispensável o uso de ferramentas que protejam o computador contra ataques, incluindo pelo menos antivírus, anti-spyware e firewall. O AVG Internet Security 9.0 se propõe a oferecer um conjunto de ferramentas que incluem essas funcionalidades, além de outros recursos.
A relação custo-benefício é bastante boa, pois o software oferece uma série de ferramentas fáceis de usar e com muitos recursos integrados. Por outro lado, nem o AVG nem os concorrentes conseguem garantir uma segurança plena contra ataques, o que foi demonstrado em nossos testes. O usuário deve sempre buscar as melhores ferramentas de proteção combinadas com atitudes e comportamentos mais seguros.

FERNANDO SANTOS OSÓRIO é doutor em Informática pelo INPG-IMAG (Grenoble, França) e docente do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC-USP em São Carlos.

LEANDRO CARLOS FERNANDES é doutorando em Computação pelo CCMC no ICMC-USP em São Carlos e docente da Universidade Paulista.



Texto Anterior: testeUSP: Pacote de segurança da AVG é avaliado
Próximo Texto: Câmera identifica mais de 500 mil pontos no mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.