São Paulo, quarta-feira, 03 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÉTIMA ARTE
Rede mundial abriga safra de filmes, curtas e vídeos; arquivos podem ser transferidos para micro
Novo cinema inunda sites na Internet

MARIJÔ ZILVETI
da Reportagem Local

Assistir a filmes pela Internet ainda parece um sonho, e não é o caso de trocar a confortável sala de cinema por sua cadeira, mesa e tela do micro.
Mas a Internet está inundada de sites que oferecem filmes para download. Dá para transferir arquivos de curtas e até de longas-metragens.
E a nova moda é produzir filmes exclusivamente para a rede mundial. "Quantum Project", que estréia sexta, foi concebido para ser transferido da Internet para o PC.
É um drama de 40 minutos, cuja produção ficou em torno de US$ 3 milhões, que conta a história do jovem físico Paul Pentcho. Sua vida entra em colisão quando partículas incandescentes voam assim que ele tenta entrar em contato com sua ex-namorada.
O filme não é gratuito (o preço não foi revelado até o fechamento desta edição), e o internauta pode levar no mínimo oito horas para conseguir transferi-lo para o seu micro em condições normais de velocidade com modem de 56 Kbps.
Também é preciso reservar 150 Mbytes de espaço em disco para poder armazenar o arquivo. Segundo o site www.sightsound.com, que já está dando uma prévia do filme, quem tiver conexão de alta velocidade pode levar uma hora para fazer o download.
O filme poderá ser transferido para outros espectadores, mas eles serão obrigados a pagar taxas extras. A Sightsound informa que criou códigos de encriptação para proteger suas obras.
Outro site que conta com boa variedade de títulos é o MediaTrip (www.mediatrip.com), com curtas de George Lucas.
A Atom (www.atomfilms.com) oferece duas opções: pegar o título no site ou encomendar filmes em fita ou DVD.
Para curtas independentes, visite o Ifilm (www.ifilm.com).
Curtas do festival Hamtons International Film Festival estão em www.reelshort.com. Tem versão para modem de 28,8 Kbps, 56 Kbps e também para quem tem conexão de alta velocidade.
Em www.bijoucafe.com, o cinéfilo parece estar em uma cafeteria com cineastas e artistas. Tem boa seleção de filmes, mas com qualidade pífia de áudio.
Faça seu registro em Yahoo! Broadcast (www.broadcast.com/Broadband/MoviesAndFilm) e mergulhe na lista de títulos disponíveis.
www.newvenue.com é para quem gosta de cinema experimental. Sobre filmes digitais, visite www.dfilm.com. Para ver o arsenal de filmes que a rede oferece, instale programas, que podem ser obtidos gratuitamente em www.real.com, www.microsoft.com/windows/mediaplayer e www.quicktime.com.


Texto Anterior: Crie links com imagens
Próximo Texto: Cineastas divulgam suas obras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.