São Paulo, quarta-feira, 03 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

FOTOGRAFIA

Preço baixo destaca a digital Argus DC3000

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

Chega ao mercado norte-americano neste mês a câmera digital Argus DC3000, que será vendida por US$ 199.
É a mais barata do mercado das digitais de marcas conhecidas capazes de produzir imagens de alta resolução (com pelo menos 1 megapixel).
Seu sensor CCD (Charged Coupled Device, dispositivo que lê a imagem e a envia para o computador) é fabricado pela Sony.
No mesmo mercado, câmeras do porte da DC3000 e com resolução semelhante -como a Agfa ePhoto 780, a Polaroid PDC-700, a Hewlett-Packard C200 e a Toshiba PDR-M1- custam a partir de US$ 229.
A versão da máquina testada tem resolução de 1.200 X 900 ppp (pontos por polegada). A resolução é dada pelo número de pontos que formam a imagem. Quanto maior, melhor é a qualidade da imagem.
Em contrapartida, imagens dessa qualidade geram arquivos muito grandes, o que dificulta, por exemplo, seu envio pela Internet. Mas o usuário pode driblar essa questão.
Deve diminuir o tamanho da imagem usando um recurso do programa "Fotobee", que acompanha a câmera.
Trata-se do Image Size, que permite diminuir a largura e a altura da imagem. A largura original de 1.200 pontos deve ser substituída por 640 ou 320; a altura (900), por 480 ou 240. Depois, clique em OK para concluir o processo.
Esse truque causa perda de resolução, afetando a qualidade da foto. Em compensação, o arquivo da imagem fica menor e pode ser transmitido mais facilmente pela Internet.

Outros recursos
A DC3000 tem ainda outros recursos úteis, como permitir gravar imagens com o obturador aberto por tempo indeterminado. Na fotografia convencional, esse recurso é conhecido como obturador B, indicado para registrar cenas noturnas ou pouco iluminadas.
O uso desse obturador obriga o usuário a colocar a câmera sobre um tripé ou uma base sólida para que a foto não saia tremida e estrague os efeitos.
As imagens podem ser transmitidas para o PC pela porta USB (universal serial bus), que se encontra presente na maioria dos micros portáteis e nos iMac.
As fotos também podem ser transferidas para o PC pelo cabo serial que acompanha a máquina, caso não exista a porta USB.
A DC3000 grava imagens em cartões SmartMedia -no seu kit vem um cartão de 4 Mbytes, que armazena cerca de 15 fotos.
Também possui objetiva e flash automáticos, tela de cristal líquido de 1,8 polegada e lente macro.
Ainda não há previsão para a chegada da DC3000 ao país.


Onde saber mais: www.arguscamera.com



Texto Anterior: Cineastas divulgam suas obras
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.