São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computadores ultraportáteis aparecem por toda a feira

DO ENVIADO A BERLIM

Eram como pequenos invasores em um ambiente onde o gigantismo impera. Mas era impossível não notar os netbooks, com os lançamentos da LG e da Fujitsu recebendo mais destaque.
A LG apresentou o X110, netbook com chip Atom 1,6 GHz, disco de 80 Gbytes e 1 Gbyte de memória, entre outras configurações. O aparelho, que vai custar a partir de 399, de acordo com um atendente da marca, tem tela de dez polegadas e versão com capacidade para acessar rede de internet banda larga sem fio 3G, além de GPS embutido. O X110 tem uma estrutura sólida e um teclado que aproveita bem o espaço diminuto do portátil.
Outro netbook que chamou a atenção foi o Amilo Mini Ui 3520. Também equipado com chip Atom, o produto tem tela de 8,9 polegadas. De acordo com a empresa, o Amilo pesa apenas 1 kg e terá ao menos seis opções de cores.
Marcas menos conhecidas e menores também apresentaram novos mininotebooks. A Emtec mostrou o Gdium, que deve chegar ao mercado em janeiro, por 380.
O aparelho, com sua tela de dez polegadas e 512 Mbytes de memória, carrega o chip Loongson 2F, da STMicroelectronics, de 900 MHz e 64 bits. E não tem disco rígido interno; virá com o G-key, um drive SSD de 8 ou 16 Gbytes que carregará o sistema operacional Linux.
Já o Commodore UMMD 810/C é mais tradicional: tem disco de 80 Gbytes, 1 Gbyte de memória e tela de dez polegadas. O chip do micro é o Via C-7; ele tem versão com Linux ou Windows XP. (GVB)


Texto Anterior: Transmissão de alta definição sem fio surge no ar de Berlim
Próximo Texto: Reportagem de capa: Câmera vê sorriso e tira foto sozinha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.