São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmera vê sorriso e tira foto sozinha

PORTÁTEIS >> Olympus tem máquina com zoom óptico de 20x e JVC traz filmadora superágil na hora de operar

DO ENVIADO A BERLIM

O produtor de conteúdo -seja fotos, seja filmes- também foi contemplado pela IFA com alta qualidade -e recursos divertidos.
A linha Cyber-shot, da Sony, ganhou um modelo do tipo "sorria para ser fotografado".
A câmera T700 tem um recurso batizado de Smile Shutter. Com a função ativada, a máquina não só detecta o rosto para melhorar o foco, mas também, quando alguém sorri, dispara automaticamente.
A reportagem conseguiu fazer algumas fotos utilizando o Smile Shutter, mas, como o espaço da Sony na IFA era na penumbra, o recurso não funcionava a contento, de acordo com representantes da empresa.
É possível definir qual o nível do sorriso necessário para a captura. No ambiente mal iluminado, foi preciso escolher o nível de sorriso mais baixo (o desenhinho no menu parece um riso amarelo) e mostrar todos os dentes para a câmera capturar sozinha as fotos.
Já a Samsung apresentou cinco modelos de câmeras digitais. O destaque da empresa é o modelo NV100HD.
Essa máquina faz vídeos em alta definição (720p, não Full HD), mas seu mérito reside na capacidade de captura de 14,7 Mpixels -uma resolução que pode até ser exagerada para o consumidor comum.

Pegada boa
A Olympus expunha, entre outros, o modelo u1060. A câmera, com corpo fininho, tem zoom óptico de 7x, resolução de 10 Mpixels, visor de LCD de três polegadas e faz seqüências de até nove fotos por segundo.
O destaque é o ótimo sistema de estabilização de imagens. A Folha capturou fotos normalmente, com a mão mole e visualmente tremendo a câmera. O ambiente era fechado, mas com boa iluminação.
Para quem faz questão de uma câmera com o corpo robusto, para uma pegada firme, a empresa apresentou a SP-565 UZ, uma compacta com aparência mais profissional. Tem zoom de 20x, captura até 13,5 fotos por segundo e conta com o mesmo sistema de estabilização da u1060.

Rapidez
Na seara das câmeras de vídeo portáteis, a JVC apresentou a Everio GZ-HD40. A câmera compacta, que captura em alta definição (1.080p), possui um disco interno de 120 Gbytes -bastante espaçoso para esse tipo de produto.
O equipamento permite filmar com bastante agilidade devido à velocidade com que vai do modo de espera (com o visor fechado, poupando energia) até o início de uma gravação. Isso leva cerca de dois segundos, segundo teste da Folha.
De acordo com a empresa, a captura começa 0,08 s depois de pressionado o botão. A câmera tem visor de cristal líquido de 2,7 polegadas, para acompanhar a filmagem e ver os menus. Seu zoom óptico é de 10x.
Já a linha S da Everio conta com modelos mais simples, projetados para capturar e enviar rapidamente vídeos ao YouTube. (GVB)


Texto Anterior: Computadores ultraportáteis aparecem por toda a feira
Próximo Texto: Tela pode ter foto trocada via internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.