São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DADOS E FATOS

PRÉ-HISTÓRIA
Em janeiro de 1996, Larry Page e Sergey Brin, que se conheceram na Universidade de Stanford em 1995, começam a trabalhar na ferramenta de pesquisa Back- Rub, que procurava analisar links que levavam a determinados sites. Em 1998, compram 1 Tbyte de discos e montam um data center no quarto de Page.

INÍCIO
Em 7 de setembro de 1998 surge a Google Inc., em uma garagem de Menlo Park, já na Califórnia. No ano seguinte a empresa se muda para Palo Alto e, finalmente, para Mountain View, onde até hoje fica o Googleplex. Ainda em 1999, o Google sai da fase beta (de testes) e é escolhido pela AOL/Netscape para ser seu serviço de busca na web.

ACRÉSCIMOS
O AdWords é introduzido em 2000. Em agosto do ano seguinte, Eric Schmidt vira o chefe-executivo do Google. Em dezembro do mesmo ano a pesquisa de imagens deixa de ser beta.

CORREIO
Gratuito e com 1 Gbyte de espaço disponível para cada usuário, o Gmail é lançado em 2004. No mesmo ano, o Google faz sua oferta pública inicial de ações.

MAPAS E VÍDEOS
Em 2005 chegam o Maps e o Earth. Em novembro, a empresa abre escritórios na Cidade do México e em São Paulo, os primeiros na América Latina. O YouTube é comprado pelo Google em outubro de 2006 -mesmo mês em que o Docs é apresentado- por US$ 1,65 bilhão. Em 2007, é a vez da DoubleClick: US$ 3,1 bilhões, até hoje a aquisição mais cara da empresa.

CELULAR
Com 34 membros -entre os quais Google, Motorola, Samsung, HTC, T-Mobile, Telefónica, NTT DoCoMo, Nvidia e Intel-, é fundada em novembro de 2007 a Open Handset Alliance, com o objetivo de desenvolver plataformas abertas para aparelhos móveis. Seu principal produto é o Android, baseado em Linux.


Texto Anterior: Aniversário: O lado negro do Google
Próximo Texto: Serviço teria colaborado com a CIA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.