São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviço teria colaborado com a CIA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Google trabalhou com a inteligência dos EUA, afirma Robert David Steele, 56, ex-espião da CIA, a agência do governo norte-americano. Em entrevista ao HSToday.us, em janeiro de 2006, quando a empresa se recusou a fornecer registros ao Departamento de Justiça dos EUA, Steele disse que o Google era "hipócrita e enganador ao fazer esse jogo de cena de recusar ajuda ao Departamento de Justiça, pois a empresa sempre aceitou dinheiro e ordens da inteligência norte-americana".
Quando o Searchblog (battellemedia.com) informou que um porta-voz do Google respondeu que tais informações eram "completamente falsas", Steele reagiu: disse que o Google aceita dinheiro e ordens de seu "velho colega Dr. Rick Steinheiser, no Escritório de Pesquisa e Desenvolvimento da CIA" e trabalhou em uma tentativa "focada em terroristas estrangeiros, que produziu um monte de dados imprestáveis".
Ele termina dizendo que gosta do Google, mas que "eles são realmente estúpidos por trabalharem com a CIA, que não consegue manter um segredo e é mais apta a gastar tempo e dinheiro do que de fato produzir qualquer coisa útil".
Steele apóia a Osint (Open Source Intelligence), que defende o uso de informações públicas na produção de inteligência. (EK)


Texto Anterior: Dados e fatos
Próximo Texto: Googlar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.