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PC "montado" é opção econômica
ALEXANDRE MANDL
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O usuário disposto a comprar
um computador tem diversas opções. Uma alternativa são os micros "montados", ou seja, produzidos por lojas e pequenas empresas independentes. O consumidor
só precisa ficar atento às condições da aquisição para não acabar
no prejuízo na hora da garantia.
A reportagem visitou a rua Santa Ifigênia, tradicional centro das
lojas de informática de São Paulo,
e pesquisou qual seria a configuração mais indicada pelas lojas alternativas. A conclusão é que,
com R$ 2.000, o usuário consegue
comprar um micro satisfatório.
O orçamento indicado pelas lojas é de um PC com processador
de 2 GHz, 256 Mbytes de memória, placa-mãe com interface
AGP, gravador de CDs que também lê DVD (Combo), monitor
de 15 polegadas e disco rígido de
40 Gbytes de 7.200 rpm. A máquina já vem com gabinete, teclado
ABNT-2 e mouse.
De acordo com a pesquisa realizada pela reportagem, a maior diferença não está no preço dos
PCs. A garantia é o item que apresenta o maior contraste. Algumas
lojas oferecem suporte de um
ano. Porém outras chegam até a
propor 36 meses de assistência a
qualquer componente do micro.
O usuário precisa saber que,
mesmo sendo até R$ 1.000 mais
baratos do que os modelos similares de grandes fabricantes, os micros "montados" também têm
desvantagens. Os PCs não acompanham nenhum software, seja o
Windows XP, Linux, pacote Office, programas antivírus ou enciclopédias.
Segundo o Procon (Fundação
de Proteção e Defesa do Consumidor), o cliente de lojas especializadas não deve se tomar pela
emoção da economia. A assistente da direção da organização, Lucia Helena Magalhães, diz que o
maior problema gerado na hora
da aquisição é o impulso. "O consumidor tem de lembrar que é
preciso coletar todas as informações possíveis para que não acabe
com prejuízos."
Magalhães explica que o consumidor precisa ter muito cuidado
na hora de fazer o orçamento do
computador. Ela afirma que é o
pedido de compra, junto com a
nota fiscal, que especifica qual o
equipamento que terá direito ao
suporte técnico.
O conselho do Procon é que os
documentos de pagamento, como os recibos, contenham até
mesmo o número dos cheques ou
do cartão de crédito. "Documentos bancários são provas da compra do bem durável", diz.
A análise da especialista do Procon é que o consumidor não precisa temer a compra de PCs em lojas alternativas. "Por lei, todo fabricante, além do lojista, tem suas
obrigações. Só evite mesmo o camelô", afirma.
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