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TESTE
Fabricantes foram selecionados de acordo com pesquisa do mercado; medições contemplaram rapidez em tarefas específicas
Entenda critérios de seleção e avaliação
DA REPORTAGEM LOCAL
Os computadores avaliados
nesta edição foram selecionados
de acordo com dois critérios: parcelas de mercado detidas por seus
fabricantes e disponibilidade dos
produtos no varejo. Metron, Itautec, HP e Apple figuram nos testes
porque, segundo pesquisa do
Gartner Group realizada em 2002,
foram os maiores produtores de
micros do mercado nacional.
Os demais fabricantes
-HyperData, Semp Toshiba,
PCI e Positivo- foram selecionados porque suas máquinas estão
entre as mais ofertadas no grande
varejo (caso das duas primeiras
empresas) ou possuem características similares às dos PCs dos
principais fabricantes.
A reportagem não avaliou um
computador da IBM porque a
empresa, no Brasil, não destina
seus micros a usuários domésticos (apenas a empresas). A Dell
não quis emprestar um PC.
Além de avaliar a combinação
de peças de cada micro e o conjunto de programas oferecido por
ele, a reportagem realizou três testes de desempenho.
No primeiro teste, os PCs converteram um lote de arquivos
musicais (formato WAV) para o
formato MP3. Essa tarefa, que depende basicamente do processador e da memória RAM, dá uma
idéia da velocidade geral do chip.
Nos micros com sistema Windows, o programa utilizado foi o
MusicMatch 8.1. No caso do computador Macintosh, o software
adotado foi o iTunes 4.1.
Os resultados dos testes de conversão de MP3 não devem ser tomados como referência absoluta,
pois o processador e a memória
RAM não são as únicas peças que
influenciam o desempenho.
Para verificar a performance
dos micros com jogos 3D, instalou-se o game Fifa 2003. Ele não é
o mais sofisticado graficamente
(os jogos de corrida forçam mais
o PC), mas é um exemplo representativo dos games mais populares entre os usuários.
A resolução foi ajustada para
800x600 pontos, e o controle de
detalhes, para o nível médio. Em
seguida, iniciou-se uma partida
controlada pelo PC, e a taxa de
quadros por segundo (fps) foi
medida com o soft Fraps 1.9C.
A taxa de quadros nada mais é
do que a quantidade de imagens
fixas que o computador consegue
gerar por segundo. Se ela for muito baixa, ocorre o famoso efeito de
"câmera lenta", que estraga a animação e o controle dos games.
A taxa mínima para jogar decentemente é 25 fps. A maioria
dos micros testados não atingiu
esse patamar, mas
todos -tirando a máquina da
Apple- permitem que o usuário
instale uma placa de vídeo.
Para demonstrar a diferença
que a placa de vídeo faz, a reportagem realizou mais um teste com o
jogo Fifa 2003. A diferença foi
que, nesse teste, os micros receberam uma placa de vídeo GeForce2
MX com 32 Mbytes de memória.
O ganho de performance foi
grande. Todos os PCs passaram a
executar o jogo com qualidade.
A GeForce2 MX, que chegou a
custar menos de R$ 200, já saiu de
linha. Quer dizer: com uma placa
atual (ainda que igualmente acessível), os resultados poderiam ser
ainda melhores.
O último teste não foi realizado
com o micro da HP, pois essa máquina já traz uma placa de vídeo
de boa qualidade.
O micro com sistema Linux não
participou das medições numéricas, pois seus programas são muito diferentes (e há poucos jogos
disponíveis para esse sistema).
(BG)
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