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São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

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TESTE

Fabricantes foram selecionados de acordo com pesquisa do mercado; medições contemplaram rapidez em tarefas específicas

Entenda critérios de seleção e avaliação

DA REPORTAGEM LOCAL

Os computadores avaliados nesta edição foram selecionados de acordo com dois critérios: parcelas de mercado detidas por seus fabricantes e disponibilidade dos produtos no varejo. Metron, Itautec, HP e Apple figuram nos testes porque, segundo pesquisa do Gartner Group realizada em 2002, foram os maiores produtores de micros do mercado nacional.
Os demais fabricantes -HyperData, Semp Toshiba, PCI e Positivo- foram selecionados porque suas máquinas estão entre as mais ofertadas no grande varejo (caso das duas primeiras empresas) ou possuem características similares às dos PCs dos principais fabricantes.
A reportagem não avaliou um computador da IBM porque a empresa, no Brasil, não destina seus micros a usuários domésticos (apenas a empresas). A Dell não quis emprestar um PC.
Além de avaliar a combinação de peças de cada micro e o conjunto de programas oferecido por ele, a reportagem realizou três testes de desempenho.
No primeiro teste, os PCs converteram um lote de arquivos musicais (formato WAV) para o formato MP3. Essa tarefa, que depende basicamente do processador e da memória RAM, dá uma idéia da velocidade geral do chip.
Nos micros com sistema Windows, o programa utilizado foi o MusicMatch 8.1. No caso do computador Macintosh, o software adotado foi o iTunes 4.1.
Os resultados dos testes de conversão de MP3 não devem ser tomados como referência absoluta, pois o processador e a memória RAM não são as únicas peças que influenciam o desempenho.
Para verificar a performance dos micros com jogos 3D, instalou-se o game Fifa 2003. Ele não é o mais sofisticado graficamente (os jogos de corrida forçam mais o PC), mas é um exemplo representativo dos games mais populares entre os usuários.
A resolução foi ajustada para 800x600 pontos, e o controle de detalhes, para o nível médio. Em seguida, iniciou-se uma partida controlada pelo PC, e a taxa de quadros por segundo (fps) foi medida com o soft Fraps 1.9C.
A taxa de quadros nada mais é do que a quantidade de imagens fixas que o computador consegue gerar por segundo. Se ela for muito baixa, ocorre o famoso efeito de "câmera lenta", que estraga a animação e o controle dos games.
A taxa mínima para jogar decentemente é 25 fps. A maioria dos micros testados não atingiu esse patamar, mas todos -tirando a máquina da Apple- permitem que o usuário instale uma placa de vídeo.
Para demonstrar a diferença que a placa de vídeo faz, a reportagem realizou mais um teste com o jogo Fifa 2003. A diferença foi que, nesse teste, os micros receberam uma placa de vídeo GeForce2 MX com 32 Mbytes de memória.
O ganho de performance foi grande. Todos os PCs passaram a executar o jogo com qualidade.
A GeForce2 MX, que chegou a custar menos de R$ 200, já saiu de linha. Quer dizer: com uma placa atual (ainda que igualmente acessível), os resultados poderiam ser ainda melhores.
O último teste não foi realizado com o micro da HP, pois essa máquina já traz uma placa de vídeo de boa qualidade.
O micro com sistema Linux não participou das medições numéricas, pois seus programas são muito diferentes (e há poucos jogos disponíveis para esse sistema). (BG)


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