São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laptop tem Blu-ray e saída Full HD

VGN-FZ390AU é pesado e grande; notebook lida bem com jogos modernos e vídeos em alta definição

DA REPORTAGEM LOCAL

Enorme e pesado, o laptop Sony Vaio VGN-FZ390AU é mais um notebook do tipo substituto de desktop do que um micrinho para freqüentar mochilas. O computador pesa 2,7 kg com bateria, tem tela de 15,4 polegadas com definição de 1.280x800 pixels, leitor de Blu-ray (e conexão de alta definição HDMI; ou seja, serve para ser conectado a uma TV Full HD e reproduzir nessa qualidade), câmera de 1,3 Mpixel, microfone integrado e alto-falante que tem mais qualidade que a maioria das caixinhas de som convencionais.
O notebook tem estrutura sólida e acabamento elegante, com controles dedicados a multimídia na parte de cima do teclado, que é silencioso, no padrão QWERTY e em português.
O hardware é potente: processador Core 2 Duo T8300, 2 Gbytes de memória, disco de 250 Gbytes. O notebook é apto a executar jogos e programas gráficos exigentes. O índice de experiência Windows, que mede a capacidade do computador em critérios como processamento e memória, tem pontuação básica de 5, a mais alta possível à época do lançamento do Vista, no começo de 2007.
Um destaque do aparelho é a tecnologia XBrite, da tela. A claridade é notável -a luz da tela em um quarto escuro é semelhante à de uma TV de 21 polegadas-, mas prepare-se para ficar perto de uma tomada. A bateria durou cerca de duas horas com a tela ficando 30% do tempo na máxima luminosidade e o resto do tempo com o plano de energia equilibrado. Durante o período, foram usados principalmente internet, vídeos e downloads.
O notebook é silenciosíssimo, mesmo quando acessa o disco rígido -o leitor de Blu-ray, nem tanto. Além disso, o sistema de refrigeração é muito bom: depois de quatro horas em uso, o Vaio não está quente a ponto de incomodar no colo.
O laptop vem com o Windows Vista Ultimate instalado -a versão mais completa do sistema operacional, com Media Center e programa para criptografia de dados. Possui conexão Bluetooth para periféricos e placa sem fio compatível com o padrão n, que chega a uma velocidade teórica de 248 Mbps; espera-se que se torne padrão para a transmissão de vídeos em redes sem fio.
Como o tamanho, o peso e a configuração, o preço dessa máquina é superlativo: para o consumidor final, o sugerido pela empresa é R$ 8.999. Tem um ano de garantia. É caro, mas poucos notebooks ou mesmo micros de mesa oferecem configurações semelhantes.
Dentre os softwares instalados, destaque para o Premiere (editor de vídeos) e o Photoshop Elements.
O poder de processamento e a capacidade de lidar com vídeos de alta definição e multimídia tornam o VGN-FZ390AU uma máquina versátil, pronta para durar como computador principal de um usuário exigente. O peso e a pouca autonomia de bateria limitam sua mobilidade. (GVB)


Texto Anterior: Teste USP: Tradutor tem 10 idiomas e curso de chinês
Próximo Texto: Google avança na publicidade tradicional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.