São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Bloqueio de conteúdo gera protestos

Usuários alemães do Flickr não podem desativar filtragem de imagens adultas

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos ícones da safra de sites batizada de web 2.0, o portal de fotos Flickr ficou com o filme queimado na Alemanha, e usuários de todo o mundo começam a reclamar sobre os critérios que o site usa para o bloquear conteúdo adulto.
No último dia 12, o portal de imagens controlado pelo Yahoo! ganhou versões locais para vários países, incluindo o Brasil e a Alemanha. Não demorou para que os usuários alemães notassem que diversas imagens deixaram de aparecer.
A causa do sumiço seria uma ativação permanente do recurso SafeSearch, que remove fotos com conteúdo adulto dos resultados das buscas.
Normalmente, esse filtro pode ser ligado ou desligado. Mas, na Alemanha, o bloqueio seria permanente. O conteúdo pornográfico é proibido pelo portal, mas as fotos bloqueadas trariam apenas cenas de nudez sem conotação sexual.
Isso revoltou milhares de internautas, que criaram comunidades como a Flickr Against Censorship (www.flickr.com/groups/againstcensorship), para protestar. A página traz fotos ousadas e engraçadas.
Por meio de sua assessoria, o site diz que "a decisão de mudar a experiência de uso do Flickr em países selecionados é uma maneira de garantir que o Yahoo! fique de acordo com as leis dos países em que atua".
No Brasil, o filtro de conteúdo pode ser ativado ou desativado. "A Yahoo! Brasil ressalta que o assunto não se aplica aos seus usuários", afirmou a empresa em e-mail à Folha. (JB)


Texto Anterior: Internet: Portais incrementam serviços de imagens
Próximo Texto: Consumo: Enfim, férias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.