São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

JANELAS CIBERNÉTICAS

Conheça fatores que influenciam a qualidade da imagem e veja como funcionam os monitores

LCD mais barato aumenta opções de tela

Fabiana Beltramin/Folha Imagem
Monitores de cristal líquido, com telas planas, como os criados pela Philips, foram destaque na Comdex, feira de tecnologia realizada no mês passado em São Paulo


HELOISA HELENA LUPINACCI
DA REPORTAGEM LOCAL

Há alguns anos, a escolha de um monitor para o computador não exigia muita atenção.
Antes da chegada das cores à tela de tubo de raios catódicos, a única decisão que o comprador deveria tomar era se a tela seria preta e branca, preta e verde ou preta e laranja, combinações tradicionais nas telas de micros como os PCs XT.
Então, as cores chegaram aos monitores de tubo de raios catódicos, e a tela de LCD começou a ser uma opção a mais, embora seu preço fosse uma exorbitância para quase todos os compradores. Nos últimos anos, o preço do LCD começou a cair e deve continuar caindo.
Assim, com muitas opções no mercado, o monitor deixou de ser um coadjuvante, um item que acompanha o micro, e passou a ter papel de destaque, podendo até virar grande atração. Monitores com telas grandes e finíssimos são exibidos por seus donos com orgulho.

Escolha
Os modelos de tela disponíveis no mercado hoje em dia se dividem em três categorias: os tradicionais monitores CRT (sigla em inglês para tubo de raios catódicos), que utilizam o mesmo método de formação de imagem de uma televisão, os modelos LCD (sigla em inglês para tela de cristal líquido) e as telas de plasma.
Nos monitores CRT, a imagem é formada pelos disparos de um canhão que emite feixe de elétrons em cada ponto da tela. A tela é revestida por fósforo em três cores: vermelho, verde e azul. Nas telas, todas as cores são formadas a partir da combinação dessas três radiações. Por exemplo, se um ponto da tela deve ficar branco, as três cores são ativadas naquele ponto, e ele fica branco.
Então, quando o fósforo é atingido pelos elétrons, ele brilha, emitindo luz e formando a imagem na tela.
A tela de LCD colorida funciona de forma diferente. É como se fosse um sanduíche feito com dois vidros, recheado com uma camada de cristal líquido. Há três transistores ligados a cada ponto da tela, um para cada cor. Esses transistores polarizam o cristal líquido, que se reorganiza para deixar a luz passar. Conforme a combinação de pontos que permitem ou não a passagem da luz, a imagem se forma. Note, no entanto, que não há emissão de luz, como há no CRT. Por isso os monitores de LCD têm uma lâmpada fluorescente muito fina atrás da tela.
Ainda pouco usada como monitor de computador, a tela de plasma pode vir a ser mais uma opção. A imagem na tela de plasma é formada por microcápsulas revestidas de fósforo e cheias de uma mistura de gases.
Quando recebe estímulo elétrico, essa mistura de gases muda para o estado de plasma, emitindo luz ultravioleta invisível, que ativa o fósforo.
O fósforo brilha, formando a imagem e emitindo luz. Cada uma dessas microcápsulas é dividida em três, uma para cada cor.

Fatores
Em qualquer um dos tipos de monitor, alguns aspectos permitem que o usuário conheça o que o monitor irá lhe oferecer, podendo assim pesar custo e benefício na hora da compra.
Um desses aspectos é a resolução máxima da imagem.
O monitor tem a resolução máxima limitada pelo número de pontos que pode exibir na tela.
Assim, se o monitor tem 1.024 linhas e 768 colunas, ele mostrará imagens formadas por 785.432 pontos. Enquanto um monitor que tem 800 linhas e 600 colunas mostrará imagens formadas por 480 mil pontos.
Outras características do monitor influenciam diretamente na resolução máxima da imagem exibida. Eles são menos conhecidos, mas merecem muita atenção.
Uma delas é o dot pitch, que é a medida da distância existente entre os pontos que formam a imagem. Para entender esse conceito, basta imaginar um quadrado do tamanho de uma tela de 15 polegadas. Preencha o quadrado com 785.432 pontos amarelos. Eles guardam uma distância entre si. Se você retirar 305.432 pontos, deixando apenas os 480 mil pontos da resolução 800x600, a distância entre aqueles que sobraram no quadrado aumentará consideravelmente, e aparecerão pontos sem cor nos espaços entre os pontos amarelos. Dot pitch é a medida desse espaço sem cor. Assim, quanto menor o dot pitch da tela, maior a qualidade da imagem que ela poderá exibir.
Monitores de tubo de raios catódicos contam com outro fator limitante da resolução máxima: a taxa de refresh. Essa taxa mede quantas vezes a imagem será formada na tela a cada segundo.
O canhão de elétrons tem de percorrer a tela do computador inteira, para, então, voltar para o começo e atualizar a imagem.
A taxa de refresh mede quantas vezes o canhão de elétrons do monitor faz isso por segundo.
Considerando que a taxa depende do número de linhas que o canhão deve percorrer, ela também pode limitar a resolução máxima possível. Com as informações em mãos, analise os modelos disponíveis no mercado e escolha aquele que melhor se adapta ao uso que você irá fazer dele.


Próximo Texto: Monitores facilitam na hora de ver TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.