São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JANELAS CIBERNÉTICAS

Telas eliminam a necessidade de placas especiais no micro para assistir a imagens das emissoras

Monitores facilitam na hora de ver TV

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Dentro do mercado de monitores, uma das fatias é a dos monitores TV, equipamentos específicos que permitem a exibição de imagens de televisão, dispensando a instalação de placas especiais.
Eles apresentam resolução para computador e têm entrada de antena. "Neles, há conexões de áudio e vídeo diferentes. O usuário pode ligar, por exemplo, TV, PC ou DVD", explica o gerente de produtos da fabricante LG, Fernando da Rocha.
Esses monitores já são muito utilizados em outros países em hotéis. "Em salas de recepção ou até mesmo nos quartos. É uma forma de permitir que os hóspedes usem seus notebooks para trabalhar e possam assistir à programação da televisão ao mesmo tempo", explica Paulo Gragnani, gerente de produtos da Samsung.
Assim, basta o usuário conectar um cabo ao monitor TV para que possa ter visualização de operações do computador no monitor.
Esses modelos já têm o sintonizador de TV. E, neles, é possível ver a imagem da televisão na tela inteira ou como PIP (picuture-in-picture) em uma pequena janela.
Uma das principais vantagens desse tipo de monitor é não precisar instalar placas específicas para receber os sinais de televisão e, dessa forma, não gastar memória adicional da máquina.
"A placa consome memória e processamento do computador para projetar a imagem da televisão. Por essa razão, o usuário acaba sendo obrigado a ter um micro muito potente. Senão ele trava", afirma o gerente de produto da LG.
Isso pode acontecer quando o usuário estiver com a janela de televisão aberta e quiser realizar várias atividades simultaneamente em seu microcomputador.
Outra vantagem dos monitores TV é que, caso o usuário só queira assistir à televisão, ele tem uma função direta para ligar o computador especialmente para isso.
Já as pessoas que possuem uma placa no PC são obrigadas a ligar o computador e inicializar o sistema para poder acessar o software que permite receber os sinais de emissoras de televisão.
Entre os produtos no mercado nacional, há o monitor TV RP-15LA31, da LG, que é LCD e tem 15 polegadas. Sua resolução máxima é de 1.024x768 pontos. E há o 211MP, da Samsung, que é LCD. Tem 21 polegadas e resolução máxima de 1.600x1.200 pontos.

Plasma
As telas de plasma também permitem a exibição de sinais de televisão. Mas, para isso, é necessário um decodificador de imagens, que pode ser um videocassete, por exemplo.
Ou até o equipamento de televisões a cabo, que também serve como decodificador.
Os painéis de plasma não possuem aparelho de áudio. Ao comprá-lo, vem apenas a tela. Por isso, o usuário precisa otimizá-lo da forma que preferir.
Segundo o gerente de produtos da LG, isso se deve ao fato de cerca de 80% desse mercado ser corporativo.
"As empresas usam a tecnologia, principalmente, em salas de reuniões, lojas e aeroportos. E, assim, não precisam de nenhum recurso de áudio", explica.
Já, segundo ele, os usuários finais que compram plasma os utilizam, geralmente, com DVD, fazendo um home theater. (CL)


Texto Anterior: Janelas cibernéticas: LCD mais barato aumenta opções de tela
Próximo Texto: Vitrine - Apple: iMac vem com LCD de 17 polegadas e base articulada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.