São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tendência aponta para monitor maior

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os monitores de tubos de raios catódicos (CRT) são os mais vendidos no mercado, pois apresentam o menor custo, sendo a melhor saída para aqueles que não pretendem investir muito no equipamento.
No entanto também significam um maior consumo de energia, ocupam mais espaço e, nos modelos que não possuem tela plana, os cantos das imagens ficam distorcidos. Isso acontece porque a imagem se forma a partir de um ponto em uma tela convexa.
Com o tempo, surgiram monitores CRT com telas cilíndricas, que geram menos distorção.
E, atualmente, a tecnologia permite que a tela seja plana, o que não gera nenhuma distorção.
Em monitores que têm a tela convexa, é preciso prestar atenção na medida em polegadas da área visível do monitor. Por conta da distorção, os cantos da tela, que gerariam imagens incompreensíveis, são desprezados. Assim, um monitor com 15 polegadas usa apenas 14 delas para exibir a imagem. Normalmente essa medida é apresentada pelo fabricante.
Para este ano, o mercado aponta mudanças na preferência do consumidor, que tende a migrar para os modelos de 17 polegadas.
"Essa é a tendência mundial. As pessoas que já possuem monitores de 15 polegadas (a maioria) vão investir nos de 17 e aqueles que têm de 14 compram os de 15 polegadas", afirma Paulo Gragnani, gerente de produtos da Samsung. Ele explica ainda que por causa dessa tendência, por exemplo, sua empresa deixou de fabricar modelos de 14 polegadas.
Enquanto isso, em países mais desenvolvidos, a tendência atual é uma à frente do que está ocorrendo no Brasil.
Ou seja, a substituição dos monitores de 15 e 17 polegadas pelos de tela plana.
Isso também deverá ocorrer no Brasil nos próximos anos. Principalmente porque o preço dos monitores de tela plana têm apresentado uma queda constante.
"Em um ano, por exemplo, o preço das nossas telas planas caiu de 20% a 25%", afirma o gerente Paulo Gragnani. (CL)


Texto Anterior: Tela de plasma é sonho de consumo
Próximo Texto: Mercado: WordPerfect volta a mercado de milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.