São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO

WordPerfect volta a mercado de milhões

DO "THE NEW YORK TIMES"

Acordos anunciados na semana passada deram nova vida ao WordPerfect, processador de texto que já foi líder de mercado e que corria o risco de esquecimento. Graças às negociações entre a Corel, que detém a marca, e dois dos maiores fabricantes de PC do mundo, o WP deve em breve chegar às telas de milhões de micros.
Pelos acordos, a Hewlett-Packard e a Dell vão instalar o processador de texto em alguns de seus modelos voltados ao consumidor doméstico e ao mercado de pequenos escritórios. A planilha de cálculos Quattro Pro também entra no pacote. Pelos cálculos da Corel, 5 milhões de cópias do WordPerfect serão instaladas em micros por causa da negociação.
Além de devolver seu produto ao mercado de massa, a Corel marca ponto ao vencer na negociação a Microsoft, que detém mais de 90% do mercado de programas para escritório.
"Nós conseguimos oferecer uma taxa mais barata que a Microsoft", disse Steve Houck, vice-presidente executivo de relações estratégicas da Corel.
Mas analistas de mercado avaliam que a Microsoft só não contra-atacou porque não estava muito preocupada com a fatia de mercado ali representada. Tanto o processador de texto quanto a planilha da Corel geram arquivos compatíveis com os programas da Microsoft. A empresa de Gates não fez comentários sobre o negócio. De certa forma, aliás, a Microsoft também está ganhando, pois é a principal acionista da Corel (sem direito a voto).
Sediada no Canadá, a Corel é mais conhecida pelos seus programas de design, com destaque para o CorelDraw. No seu segundo trimestre fiscal (encerrado em 31 de maio), a empresa faturou 30,6 milhões de dólares canadenses e teve um prejuízo de 6,3 milhões de dólares canadenses.


Texto Anterior: Tendência aponta para monitor maior
Próximo Texto: Sistema: Windows tem falha "crítica" de segurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.