São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NAVEGADOR

Empresa que já foi líder tem 4% dos usuários

Netscape chega à versão 7.0 para tentar recuperar internautas

DA REPORTAGEM LOCAL

O Netscape, que liderou por cerca de quatro anos o mercado de programas para navegar pelas páginas da internet, tenta ganhar novo fôlego. A empresa colocou em seu site (www.netscape.com/download), na semana passada, a versão 7.0 do navegador.
A guerra começou quando a Microsoft incluiu na versão Windows 98 o concorrente Internet Explorer. Com essa cartada, a empresa de Bill Gates conseguiu chegar à liderança absoluta -detém hoje 96% do mercado- e jogou a Netscape para escanteio.
A nova versão tem recursos praticamente iguais aos do concorrente Internet Explorer. Como pertence à America Online, traz embutido o comunicador AOL Instant Messenger.
A facilidade de ouvir estações de rádio pela rede também faz parte do navegador. Esse dispositivo já estava presente em versões anteriores, porém o acesso era mais difícil. Vale lembrar que a Microsoft inovou primeiro nesse território, e a Netscape, depois do golpe desferido pela concorrente, levou um certo tempo para sair do chão e voltar a oferecer recursos extras em seu navegador.
Ouvir ciberrádios pode ser uma boa pedida enquanto se navega por uma página, mas a máquina fica pesada, e o navegador, idem.
Uma das melhorias no programa é o motor de buscas, Netscape Gecko, que afina as pesquisas em páginas. Para quem passa horas na rede mundial à caça de sites, o programa traz uma inovação interessante, o Tabbed Browsing.
Com esse recurso, é possível abrir vários endereços simultaneamente e deixá-los à vista no alto do navegador. Aparecem na tela como se fossem guias de um fichário. Isso facilita muito o trabalho, pois, com muitas janelas abertas com o Internet Explorer, resta ao internauta usar o comando Alt+Tab, obrigando-o a pressionar duas teclas.
A versão 7.0 permite ainda agrupar os sites pesquisados em uma pasta ao guardá-los no caderno de endereços, os favoritos (Bookmarks). O Explorer carece desse recurso.
Depois de instalar o programa da Netscape, o usuário precisa se cadastrar. Ganha de quebra um endereço com o domínio da empresa nome@netscape.net.
Ao abrir o software de e-mail, o trabalho está pronto, principalmente se o internauta já tiver contas cadastradas no Outlook Express, da Microsoft. Ou seja, o programa da Netscape enxerga automaticamente as contas no concorrente e as transporta para si, dispensando qualquer configuração e facilitando o download das mensagens para o micro.
O processo de instalação do navegador é o mesmo: primeiro você baixa um arquivo do site da empresa, faz alguns ajustes e depois começa a transferir o programa. Nessa segunda etapa, será indagado se prefere instalação recomendada ou personalizada. Escolha a primeira alternativa se for leigo e não quiser complicar sua vida.
Em seguida, surge uma janela perguntando se você quer instalar outros aplicativos, entre eles o tocador de músicas Winamp ou o RealPlayer. Lembre-se de que cada programa tem um tamanho de arquivo diferente e isso aumenta o tempo de transferência de arquivos para sua máquina. Se sua conexão for banda larga, a espera não deve ultrapassar 20 minutos. Caso contrário, vá tomar um café e comer um petisco, pois o tempo pode ultrapassar uma hora.
O tocador Winamp é um dos melhores do gênero para reproduzir música. É mais leve que o RealPlayer na hora de carregar o arquivo. Sua cara lembra a de um som convencional. (MZ)


Texto Anterior: Software: MacOS X agora fala melhor com os PCs
Próximo Texto: Comunicador: ICQ cria novo software com menos recursos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.