São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMUNICADOR

Empresa quer teens

ICQ cria novo software com menos recursos

DA REPORTAGEM LOCAL

O ICQ, programa para bate-papo pela internet, ganhou versão mais leve na semana passada. O tamanho do arquivo para download do ICQ Lite é 1,39 Mbyte. O do programa convencional tem 3,88 Mbytes.
Com o lançamento do software, a empresa visa o público jovem. O produto está mais enxuto e tem menos recursos. Lembra, na verdade, as primeiras versões do comunicador, cuja função era conversas on-line e troca de arquivos.
O programa é gratuito e pode ser baixado na página oficial (www.icq.com). A instalação é rápida e exige que o internauta esteja conectado. Caso ele já tenha se registrado alguma vez e não se lembre de seu número PIN, basta informar na página de registro alguma informação (nome, sobrenome, apelido ou endereço de e-mail).
A versão Lite, no entanto, não recupera a lista de contatos. É preciso pescar na rede mundial nome por nome. Em alguns casos, você vai ter de pedir autorização novamente para poder incluir o internauta em seu caderno de endereços.
A tela para escrever as mensagens tem os recursos mínimos. Dá para enviar ícones, conhecidos como "emoticons", simbolizando emoções. Também é possível mandar carinhas com frases em inglês.
Um dos problemas dos comunicadores é a questão da segurança. É preciso avisar ao ICQ Lite que você não quer seu número de registro publicado no site. Também é recomendável informar ao serviço que, para falar com você, é necessário pedir autorização.
Tanto a versão convencional como a versão Lite trazem embutido um recurso que pode dificultar a invasão de internautas interessados em fazer contato com você. Tem seus prós e contras. Espanta intrusos e só dá acesso aos nomes que fazem parte de sua lista. Por outro lado, limita qualquer pessoa conhecida que por ventura queira fazer contato e não esteja em seu caderno de endereços.


Texto Anterior: Navegador: Netscape chega à versão 7.0 para tentar recuperar internautas
Próximo Texto: Canal Aberto - José Antonio Ramalho: Siga dicas para trocar a bateria do seu micro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.