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reportagem de capa
Jogos são as vedetes do mundo virtual
Reprodução
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Kick Ass Kung-Fu, da Animaatiokone Industries, que captura imagens do jogador e o projeta num confronto com George W. Bush |
PANCADARIA Games transportam o usuário para realidades paralelas, onde é possível até bater no presidente dos EUA
DE NOVA YORK
Os estandes de games foram
os mais procurados pelo público que visitou a NextFest, no
Javits Center, um centro de
convenções em Manhattan à
beira do rio Hudson.
Os visitantes, em sua maioria
jovens, experimentaram em
primeira mão uma das mais
atraentes novidades da feira: a
integração do jogador ao ambiente virtual.
O usuário agora é também
personagem. Dá socos e leva o
troco, pula e executa piruetas.
Tudo reproduzido com fidelidade em telões.
O maior sucesso foi Kick Ass
Kung-Fu (kung fu do chute na
bunda, numa tradução literal),
da Animaatiokone Industries
(www.kickasskungfu.net/en). Nele, é possível bater no
presidente norte-americano
George W. Bush, que também
revida as investidas.
O jogador realiza os golpes
em um cenário que consiste em
um tatame de "chroma-key"
-aquele fundo azul ou verde
usado em estúdios de TV para
criar efeitos de sobreposição.
As imagens são capturadas por
um conjunto de câmeras que
projetam o lutador (você) no
ambiente virtual. É impressionante. Dados como cor da pele,
cabelo e porte físico são reproduzidos fielmente.
Mas por que o escárnio contra Bush? "Ele não é um bom
presidente, não sabe dar uma
explicação convincente sobre o
porquê da guerra", diz Monique Merril, 17, estudante secundarista. "Bush roubou as
eleições. Vou enchê-lo de porrada", completa a irmã gêmea
Ulyssa. No game, o corpo do
presidente é representado por
duas pernas-de-pau.
Esportivo
Outra sensação entre os games foi o Virtusphere, um globo em que o jogador corre livremente para explorar ambientes
de realidade virtual, projetados
por um capacete com telas 3D.
De longe, parece uma daquelas
gaiolas de hamster.
A tendência é aliar jogos esportivos aos movimentos reais,
de modo a levar o usuário a se
exercitar, reproduzindo técnicas do esporte original.
No Interface #4 TFT Tennis,
da Dirk Eijsbouts, é possível
usar monitores de tela plana
como raquetes para rebater saques e jogadas. Em outra estação, um ambiente de vôlei de
praia é reproduzido, com saltos
sobre a rede e manchetes.
A Atari (www.atari.com)
exibiu uma mesa eletrônica
sensível ao toque para futebol
de botão em que até os próprios botões são virtuais. Mas
qual seria a graça, por que não
praticar o esporte de verdade?
Jason Poulis, 23, e o amigo
Garry Spencer, 21, respondem:
"É a novidade, é diferente. Bola
de vôlei e mesa de futebol de
botão todo mundo tem. Esses
brinquedos, não". O custo dos
mimos ainda não foi definido
por ainda estarem em fase final
de produção.
(VQG)
GAME CULTURAL
Um videogame interativo
permite aos soldados americanos conhecerem as culturas
afegã e iraquiana. Além de ensinar a língua árabe, ele dá dicas
sobre costumes locais com
exercícios e de casos práticos.
SISTEMA MEDE ENERGIA
O Power-Aware Cord mostra
o consumo de energia elétrica
dos aparelhos. O fio brilha conforme a intensidade do gasto.
APARELHO LÊ VEIAS
O Vein Reader identifica
nuances dos vasos sangüíneos,
facilitando a aplicação de injeções. Ele poderá substituir os
leitores de impressão digital.
AMIGA FOCA
O robô Paro é um filhote de
foca que pisca os olhos ao ser
acariciado. Seus benefícios médicos são estudados em hospitais japoneses, onde animais de
verdade não são permitidos.
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