São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Combustível alternativo é usado sem perda de potência

DE NOVA YORK

A visão futurista da NextFest não excluiu o transporte. Além dos tradicionais carros movidos a energia solar e dos que atingem 500 km/h em linha reta, os cientistas concentraram esforços (e dinheiro) para produzir turbinas de avião silenciosas. Silenciosas? "Bem menos barulhentas e que consomem 15% menos de querosene de avião", explica John Neuwirth, expositor da GE.
Uma locomotiva híbrida, que se move com o próprio peso, de acordo com a topografia, economiza combustível e não polui. Projetado para rodar mesmo em temperaturas abaixo de zero, o carro solar XOF1 passa dos 100 km/h. Uma das invenções malucas, o Wheelsurf, da fabricante de mesmo nome, é um misto de skate e monociclo, com freios na barra e movido a combustível.

Flex
A feira perde a visão futurista, no entanto, quando exibe um carro bicombustível como "tecnologia de ponta disponível no mercado em dois anos".
No estande da montadora General Motors, expositores não sabiam que o etanol é usado há décadas pelos automóveis brasileiros. (VQG)


Texto Anterior: Robôs humanóides atuam como babás, DJs e músicos
Próximo Texto: Reportagem de capa: Nasa exibe futuro da exploração espacial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.