São Paulo, quarta-feira, 04 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

redes sociais

Novo Orkut tenta entusiasmar usuário

MUDANÇAS >> Código foi reescrito para dar mais rapidez à rede, que poderá ser personalizada por participantes convidados

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Demorou, mas finalmente o Orkut resolveu fazer algumas mudanças para se aproximar dos usuários. De olho na expansão de concorrentes como o Facebook, a rede social do Google implementou, na semana passada, modificações que devem agradar aos usuários que gostam de bastante interação.
O Orkut, que é a rede social mais utilizada do país, foi redesenhado "para aprimorar a experiência de navegação, interação e comunicação dos usuários", segundo o Google.
A nova interface, que conta com vários aplicativos e atualizações, teve seu código reescrito com o objetivo de tornar a navegação mais rápida.
A rede tornou-se a maior aplicação do mundo baseada em GWT (Google Web Toolkit), a plataforma de desenvolvimento de aplicativos de web desenvolvida pelo Google.

Para convidados
Mas nem todo mundo pode fazer parte do novo Orkut. Isso porque a migração é feita por meio de convites, assim como ocorre com o recém-lançado Wave.
O personagem Danilo Miedi (um trocadilho para "me add", ou me adiciona, em inglês) concentra a distribuição de novos convites para os que não foram escolhidos para testar a interface. Tente conseguir o seu por meio do blog dele (danilomiedi.blogspot.com).
A expectativa do Google é que até o final do primeiro semestre do ano que vem todos os internautas já acessem o novo Orkut.
A primeira mudança que você vai perceber no novo Orkut é na tela inicial, que passa a contar com uma foto maior de seu avatar. O campo de status foi expandido - o que você está fazendo ganha mais destaque.
Também é possível bater papo, ver vídeos e pesquisar sua lista de amigos sem ter que trocar de página. O formato de vídeo também caberá em depoimentos, diz o Google.
É possível modificar a cor da interface, que era azul clara até então. São quatro novas cores: verde, laranja, lilás e preta. No entanto, a mudança é restrita a quem tem a nova versão.
Na nova versão é possível definir que grupos de amigos podem ver as imagens do seu álbum de fotos -até os que não têm acesso à rede poderão ver as imagens.
A nova interface exige mais do navegador. Segundo o Google, é necessário que o usuário tenha uma versão atualizada do Google Chrome ou de versões atualizadas do Firefox, do Safari e do Internet Explorer.

Concorrência
As mudanças deixam o Orkut bem mais parecido com o Facebook -e ainda enaltece elementos do Twitter, como a atualização de status.
Mas os executivos do Google Brasil negaram que o anúncio tenha sido elaborado para fazer frente ao avanço do Facebook no Brasil.
"Não estamos reagindo ao que eles [redes sociais concorrentes] estão fazendo. Nós focamos o usuário", disse Eduardo Thuler, gerente de produtos da companhia, frisando que "não olha muito para outras redes sociais".


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Google lança OneBox, que permite ouvir música on-line, mas só nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.