São Paulo, quarta-feira, 04 de novembro de 2009

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Google lança OneBox, que permite ouvir música on-line, mas só nos EUA

BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BERKELEY

Desde a última semana, o Google está mais calibrado para os fãs de música. A empresa lançou um serviço de busca que tenta colocar mais rapidamente o ouvinte perto dos seus artistas e canções favoritas.
O OneBox (google.com/music) é fruto de uma parceria entre o Google e serviços que fazem streaming legal de canções, como Lala (lala.com) e o MySpace. Os sites de música entram com as licenças das gravadoras, enquanto o Google gera audiência para os sites. O serviço está disponível apenas nos EUA.
O OneBox reúne links de diversas fontes para as músicas. Mas apenas de parceiros do Google -blogs e o iTunes estão fora. Na própria página do Google, o usuário pode clicar nos links das músicas e um player vai saltar na tela.
Se for a primeira vez da canção, há diversão e a impressão de que o Google percebeu que as novas gerações preferem o streaming ao download.
As músicas disponibilizadas pelo Lala só podem ser ouvidas inteiras uma vez. A partir da segunda, apenas 30 segundos são transmitidos. Ciente da limitação, o Google sugere outros serviços legais de streaming como Rhapsody, Pandora, iLike e iMeem. O usuário também tem opção do download legal.
O serviço ainda parece confuso na procura por alguns artistas e canções. A reportagem não teve problemas para encontrar bandas como Nirvana ou Franz Ferdinand. Mas teve dificuldades para localizar o Muse, uma das maiores bandas da Inglaterra. Quando não encontra o artista, o serviço direciona o usuário para o MySpace e para o YouTube.


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