São Paulo, quarta-feira, 04 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diversão

Pro Evolution fica mais realista ainda

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pro Evolution Soccer 2010 é um jogo para quem leva futebol a sério, mesmo no videogame. Desenvolvido pela Konami, o jogo não deixa passar nem os mínimos detalhes, seja no estilo dos craques em campo -como Kaká e Messi- ou em lances de efeito -como dribles e enfiadas de bola. Tanta atenção às minúcias é para tentar conter os avanços do rival Fifa, que vem progredindo a olhos vistos.
Mas, nos gramados virtuais do Brasil, Pro Evolution Soccer 2010 já sai em desvantagem: enquanto Fifa 10 tem narração em português, ao menos no PC, nem o manual do jogo da Konami está no idioma local. No máximo, existe uma narração em português de Portugal, o que nem conta. Faltam também as equipes nacionais na quantidade que Fifa já traz.
O que faz Pro Evolution Soccer 2010 valer a pena para os entusiastas tupiniquins é o jogo aperfeiçoar o que já é motivo de adoração nas edições anteriores. Se, no passado, por exemplo, era a formação da equipe que determinava a movimentação dos atletas companheiros, agora é a maneira como o jogador se comporta no gramado que conta. A inteligência artificial reflete esse modo de agir.
Por falar em inteligência artificial, agora os meio-campistas e defensores trabalham juntos para cobrir espaços abertos.

Torneios
Um dos trunfos da série, a licença oficial da Liga dos Campeões da UEFA, continua sendo uma das alternativas mais bacanas de diversão para quem joga sozinho. Equipes e atletas da elite do futebol -além de estádios, gritos da torcida e vídeo de abertura- criam um clima envolvente.
Na Master League, também já conhecida de outros carnavais, é possível, além de calçar as chuteiras, bancar o técnico do time por várias temporadas, mexendo no time, contratando atletas, renovando (ou não) contratos e por aí vai.
Quanto ao modo on-line, a Konami promete lançar conteúdo adicional nas redes on-line dos consoles.
Liberado para todas as idades, o Pro Evolution Soccer 2010 terá versões para consoles e portáteis, com exceção do DS. Há demo para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Para o computador, o arquivo pode ser baixado no site migre.me/alPi.


Texto Anterior: Aparelhos diferentes usam porta USB para recarregamento e luzes LED
Próximo Texto: Títulos facilitam jogos musicais consagrados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.