São Paulo, quarta-feira, 04 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMOR E ÓDIO

Computadores, sistemas operacionais e programas são temas para criadores de sites críticos e apaixonados

Sistemas despertam raiva e satisfação

Reprodução
Tela do site Eu Odeio Técnicos de Informática (www.geocities.com/Cape
Canaveral/Runway/9036
)


FREE-LANCE PARA A FOLHA

A competição entre usuários dos vários sistemas de computador, cada um considerando o seu o melhor e o outro um lixo, não é de hoje. Agora, porém, ela está na internet, em centenas (milhares?) de sites que atacam e defendem a Microsoft, o Macintosh, o Linux e outros sistemas.
Com jeito de tese acadêmica, o site Why do We Hate Microsoft and Still Use Word? (www2.vuw.ac.nz/acis99/Papers/PaperRandolph-025.pdf) destila um ódio que parece sem limites.
Escritos em uma linguagem arcaica, tal como a Bíblia, os dez mandamentos do DOS são uma divertida paródia sobre o que você nunca deve fazer nesse sistema (www.enemy.org/essays/1999/dos-10-commandments.shtml). O primeiro mandamento diz: "Eu sou teu DOS, tu não terás nenhum OS [sistema operacional] ante mim, a não ser que Bill Gates reduza seus lucros".
Ironias à parte, em http://filebox.vt.edu/users/sears/drawingobjs.html, o autor descreve por que odeia o Microsoft Word: na conclusão de um gráfico feito no software, ele perdeu metade na visualização e resolveu tornar público esse defeito.
Uma rápida pesquisa em sites de busca revela que os sistemas da Microsoft são os mais detestados. Somada entre páginas em inglês e em português, a frase "eu odeio a Microsoft" ocorre 4.480 vezes, contra 553 anti-Linux e 114 de ódio ao Macintosh.
Há quem declare ira contra o Windows e medo do Linux: www.osnews.com/story.php?news_id=1761 ). É bem-feito o www.enemy.org. O Pourquoi Je Déteste Internet Explorer, em http://members.tripod.com/antiMicrosoft/detestemsie.html, descreve sua aversão ao navegador. Veja lista extensa de links contra a Microsoft em www.enemy.org/links.shtml.
Nem tudo, porém, é ódio na rede. O famoso "Erro 404 Página Não Encontrada" -que aparece quando um site não está mais hospedado- ganhou um amável tributo (www.plinko.net/404/tribute.asp) e até já faz seguidores: sites que têm como entrada o erro. Os desavisados podem achar que a página não está mais lá, como em www.intemperance.net/404.shtml.
Além de explicar como e por que o problema ocorre, "afinal, o 404 é nosso amigo", o site-tributo também dá dicas de como se safar na hora em que o erro atacar, como atualizar a página ou simplesmente checar erros de grafia.
Os apaixonados por computador podem se esbaldar com as coleções de museus particulares em www.old-computers.com. Lá há a história dos computadores e também anúncios de quando foram lançados. Amantes de Macintosh encontram uma coleção exclusiva em http://macintoshos.com/macintosh.museum. Para links de museus, vá a www.heydon.org/kevan/collection/othercollectors.html.
(ANA PAULA DE OLIVEIRA)


Texto Anterior: Canal Aberto- José Antônio Ramalho: Saiba como exibir extensões de arquivos
Próximo Texto: Autor de site agressivo pode ser preso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.