São Paulo, quarta-feira, 05 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPRAS

EUA e Japão são destinos concorridos para quem quer comprar as últimas novidades em eletrônicos

Objetos de desejo instigam turismo de consumo

LUCIANA COELHO
DE NOVA YORK

MARIANA BARROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nova York oferece uma gama vasta de opções de compras para contentar dos viciados em tecnologia aos iniciantes. O segredo é achá-las por um bom preço.
Fuja das pequenas lojas apinhadas de turistas na região do Times Square. As pechinchas estão nas cadeias especializadas.
Grosso modo, quanto maior a loja maiores os descontos. Como os preços seguem uma espécie de tabela informal, fique de olho em promoções-relâmpago, noticiadas no jornal do dia ou no site das lojas -nessa época, há ofertas que dispensam taxa de entrega.
Há cinco lojas principais de eletrônicos em Nova York: Circuit City, Best Buy, CompUSA, J&R e BH Photo Video. As três primeiras são cadeias, enquanto a BH e a J&R possuem apenas uma -e imensa- loja cada.
Se o que você busca são câmeras fotográficas ou de vídeo, o lugar é a BH (bhphotovideo.com, com seção em português). A loja fica na Nona Avenida com a rua 33. Na seção de usados, é possível fechar bons negócios.
Mas atenção aos horários: como os proprietários da loja são judeus ortodoxos, o funcionamento respeita o shabat - fecha na sexta-feira, às 14h, e aos sábados, mas abre aos domingos.
Para TVs e equipamentos mais cotidianos, um bom lugar é a J&R (www.jr.com). A megastore é uma espécie de conjunto de estabelecimentos menores e fica na Park Row, na região da Prefeitura. Também abre aos domingos.
A CompUSA é o paraíso dos computadores, periféricos e acessórios. Tem dois endereços em Manhattan e um no Queens, onde está sua maior loja (veja em www.compusa.com/locations).
Já a BestBuy e a Circuit City não têm especialidades -parecem supermercados- e reúnem tudo o que envolve tecnologia: micros, programas, DVDs e CDs. Entretanto as opções de marcas e modelos são restritas.
Para escolher qual endereço visitar, consulte www.bestbuy.com e www.circuitcity.com. Para visitá-las de uma só vez, vá à Best Buy da Sexta Avenida com a 23 e à Circuit City do Union Square.
Saindo da seção "preços baixos", vale a pena conhecer a loja da Apple no SoHo (103 Prince Street). Os preços são os tabelados, mas saem muito mais em conta do que no Brasil -um Ipod mini, por exemplo, pode custar um terço do preço brasileiro.

Impostos e correio
Pela internet, é possível eximir-se do temível imposto estadual novaiorquino, de cerca de 8% sobre o preço do produto. É preciso, no entanto, comprar de um Estado diferente -as cadeias possuem lojas em vários estados. Se você tiver conhecidos em Nova Jersey ou estiver hospedado lá, vale a pena comprar em Nova York e pedir para entregar do outro lado do rio Hudson.
Fique atento aos "mail-in rebates". Muitos dos preços baixos prometidos só chegam àquele valor se você preencher um cupom, enviar pelo correio e esperar cerca de oito semanas para receber parte do seu dinheiro de volta em forma de cheque. Ou seja, só valem a pena se a sua estada for longa ou se o desconto não sumir na hora de pagar a taxa para descontar o cheque em dólares no Brasil.

Japão
Para quem vai para a Ásia, Tóquio é parada obrigatória para os consumidores de eletrônicos. Apesar do preço alto, pois o iene é muito valorizado- as novidades exclusivas podem fazer com que os gastos valham a pena.
É no bairro de Akihabara que está concentrada a maioria das lojas de eletrônicos, como a Laox, espécie de loja de departamento só com produtos tecnológicos. No bairro de Shibuya, é possível encontrar grande variedade de câmeras fotográficas e serviços de revelação e impressão.
Em Shinjuku também há opções, apesar de em menor numero. O bairro alia o consumo a programas culturais, como cinemas e teatros. Para facilitar a vida dos turistas, cada um desses bairros possui uma estação de metrô com o mesmo nome, e muitas lojas oferecem produtos com mais de uma opção de voltagem.


Texto Anterior: Música: Ache arquivos para acionar o BitTorrent
Próximo Texto: Casio Xfer XF-1000
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.