São Paulo, quarta-feira, 05 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Veja alternativas ao SuprNova

Ache arquivos para acionar o BitTorrent

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Recentemente, saiu o site SuprNova.org, maior ponto de encontro para os usuários do programa de troca de arquivos BitTorrent (bittorrent.org), saiu do ar. Em entrevista disponível para download (83.149.90.123/interview_with_slon.mp3), Sloncek, um dos criadores do SuprNova, disse que está desenvolvendo uma nova rede descentralizada de troca de arquivos chamada eXeem.
De qualquer maneira, o fim do SuprNova.org não deixou órfãos os usuários do BitTorrent.
Há várias outras páginas que continuam em funcionamento. Os principais endereços são o DonVito (www.donvitorrent.com) e o Yotoshi (yotoshi.com), que é uma ferramenta de busca de torrents -os arquivos que acionam o BitTorrent. Há também páginas especializadas em determinados assuntos, como a F1 Racing World (www.f1racingworld.com) e a Boxing Torrents (boxingtorrents.no-ip.org).
O BitTorrent é fácil de operar. Basta instalar o programa e clicar num torrent (que estará numa das páginas citadas acima) para iniciar o download do arquivo desejado. Há um porém: como o programa faz upload -envio de dados- enquanto o usuário está baixando o arquivo, gera muita transmissão de dados.
Isso pode ocasionar sérios problemas para quem usa um serviço de banda larga que estipula uma cota de tráfego de dados mensal, como o Speedy, da Telefônica.
Se esse é o seu caso, é preferível instalar o BitSpirit (www.lanspirit.com), que é compatível com o BitTorrent e permite limitar a velocidade de upload, economizando banda de transmissão.
Para fazer a configuração, abra o BitSpirit, clique em Options e Preference e abra a guia Torrent. Depois, reduza o valor no campo Global limitation of upload speed para 100 KB/s ou menos. Também vale a pena clicar em Options e assinalar a opção Shutdown my computer when job done. Atenção: esse recurso não funciona em todos os PCs.
Outras opções de programas para baixar torrents são o Shareaza 2.0 (www.shareaza.com/?id=download), o Azureus (prdownloads.sourceforge.net/azureus) e o Personal Torrent Collector (www.ptc-bt.net/?pIdent=download). Todos são gratuitos e de uso intuitivo.


Texto Anterior: Ação grupal é decisiva em Swat 4
Próximo Texto: Compras: Objetos de desejo instigam turismo de consumo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.