|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
COMUNICAÇÃO
Rádios on-line, previsões do tempo localizadas e buscas simultâneas em vários micros estão entre atrativos
Comunicador pessoal ganha recursos
FERNANDO BADÔ
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Na batalha pela preferência dos
usuários, "superpotências" de internet decidiram apostar ainda
mais no território dos programas
de comunicação instantânea,
também conhecidos como instant messengers.
AOL, Microsoft, Yahoo! e ICQ,
em busca de um diferencial que
conquiste os internautas, incluíram serviços que aumentam as
funcionalidades para além da mera troca de mensagens de texto.
Uma versão beta (para testes)
do Yahoo! IM já pode ser baixada
do endereço messenger.yahoo.
com. A principal novidade é o
LauchCast Radio, uma estação de
rádio on-line que é acessada via
comunicador e exibe o título da
música executada ao lado do nome de quem a está ouvindo, possibilitando que os amigos a ouçam ao mesmo tempo.
O MSN Messenger (www.msnmessenger-download.com),
da Microsoft, agora permite que
usuários assinem um clube de jogos via comunicador. Desde a semana passada, os usuários do
Messenger podem convidar amigos para jogos como o Roda da
Fortuna, espécie de Roletrando
dos EUA, por US$ 5 por mês.
Também está em fase de testes o
serviço Threedegrees, que permite que usuários ouçam música
juntos ou compartilhem fotos.
Entre os serviços oferecidos aos
usuários do AIM (americaonline.com/aim), da America Online,
está um de previsão do tempo que
dá alertas localizados por região
sobre as condições do clima.
Também oferece horários de filmes, cotação da Bolsa e receitas.
O ICQ (www.icq.com) adicionou ao comunicador a plataforma Xtraz, que faz downloads automáticos de novas características, por exemplo, jogos.
Cativar para crescer
Executivos do Yahoo! acreditam que inserir novas funcionalidades no Instant Messenger é um
modo de aumentar a base de
usuários nos EUA, que é de 19 milhões, segundo dados da empresas de pesquisas de internet
comScore Media Metrix (www.comscore.com). Lisa Mann, diretora sênior de produtos de mensagens, disse na segunda-feira,
data de lançamento do novo Yahoo! IM, que "quando se sentem
confortáveis com o serviço, os
usuários se tornam leais e divulgam o software a amigos".
Outra novidade do Yahoo! Instant Messenger é uma ferramenta
de buscas que exibe simultaneamente resultados em mais de um
computador. Analistas acreditam
que a integração de pesquisa é um
diferencial que pode levar o Yahoo! à liderança entre serviços de
buscas on-line.
O Google (www.google.com.br), que é a mais popular ferramenta de buscas da internet e acaba de entrar no campo dos serviços de e-mail, não demonstra sinais de que irá oferecer algum tipo de comunicador instantâneo.
Paul Ritter, analista do Yankee
Group, considera isso um erro estratégico, diante dos novos serviços do Yahoo!: "Seria inteligência
do Google desenvolver uma estratégia para mensageiros instantâneos de forma rápida e justa", diz.
Integração e produtividade
Os comunicadores instantâneos
talvez ainda não tenham superado a popularidade dos e-mails devido à falta de interoperabilidade
entre eles. Caso isso acontecesse,
as funções dos mensageiros instantâneos poderiam aumentar a
produtividade no trabalho, mas
não é o que acontece. Números da
Pew Internet and American Life
Projects revelam que, nos EUA,
29% dos trabalhadores utilizam
mensageiros no ambiente de trabalho, mas que a lista de contatos
pessoais cresceu 70% a mais do
que a de contatos profissionais.
Os provedores, porém, não demonstram interesse em viabilizar
tal interoperabilidade.
Texto Anterior: "Rede ou missa criam encontros" Próximo Texto: Rápido, serviço traz busca de e-mails Índice
|