São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2010

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reportagem de capa

Google Docs investe em novos recursos

DO GIGANTE DAS BUSCAS >> Pacote de escritório on-line permite editar documentos e armazenar qualquer tipo de arquivo

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Sinônimo de buscas na internet, o Google também quer, com seu Google Docs (docs.google.com), ser o líder em pacotes de escritório on-line.
Para usar o serviço, disponível em português, é preciso criar uma conta gratuita.
O Google Docs é composto por quatro módulos: Documentos (para arquivos de texto, equivalente ao Word, da Microsoft), Planilhas (para arquivos do Excel), Apresentações (para arquivos do PowerPoint) e Desenhos (para a criação de gráficos e diagramas).
É possível ler e editar no Google Docs documentos do Microsoft Office, do OpenOffice e do StarOffice Writer, além de arquivos em formatos como RTF, HTML e TXT.
Você pode criar um documento a partir do zero ou fazer o upload de arquivos compatíveis armazenados no seu computador.
A conversão, porém, nem sempre é perfeita. Alguns arquivos mais complexos podem ser exibidos com defeitos em relação ao formato original.
Um dos principais recursos do Google Docs é o de compartilhar documentos com outras pessoas, que podem editá-los ou apenas visualizá-los. Para fazer isso, abra um arquivo, clique em Compartilhar e em Convidar pessoas. Depois, é só preencher os endereços de e-mail delas, separados por vírgulas, e clicar em Enviar.

Novidades
Diante da oferta cada vez maior da concorrência, o Google anunciou uma batelada de recursos novos para o serviço nos últimos meses.
Tornou-se possível, a partir de janeiro, armazenar qualquer tipo de arquivo no Google Docs, não só documentos. Os usuários têm direito a 1 Gbyte, e cada arquivo individual não pode passar de 250 Mbytes.
Em 12 de abril, a empresa anunciou um "novo Docs", "reconstruído", trazendo recursos como margens reais, aperfeiçoamento na conversão de arquivos, um novo sistema de comentários e a possibilidade de ver em tempo real o que outros colaboradores estão escrevendo no documento.
Para ter acesso a algumas dessas novidades, é preciso habilitar o novo editor. Na tela inicial do Google Docs, clique em Configurações e, depois, em Configurações - Docs. Clique na aba Editing e marque a opção Crie novos documentos de texto usando a versão mais atual do editor de documentos.


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