São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zoho oferece 22 aplicativos para sobreviver entre gigantes

DA REPORTAGEM LOCAL

Grande quantidade de aplicativos e ferramentas para empresas são as duas principais armas do Zoho (www.zoho.com) para sobreviver entre as gigantes Google e Microsoft.
Além da criação e edição de textos, planilhas e apresentações (com suporte aos arquivos do Office), o Zoho oferece uma avalanche de outros serviços, como criação de fóruns, organizadores, chat e até gerenciamento de projetos.
Ao total, são 22 aplicativos para que o usuário transporte seu escritório totalmente para as nuvens, seja ele pessoal ou corporativo. Para conseguir espaço ilimitado e múltiplos usuários é necessário pagar uma taxa, que varia de acordo com os serviços utilizados.
Um dos destaques é o Zoho Wiki, que possibilita a criação de um site colaborativo, com conteúdo multimídia, pelas pessoas que você escolher -para todos os efeitos, uma Wikipédia privada e personalizável. Importante destacar que o sistema é como um editor de textos, fácil e intuitivo.
Outra aplicação interessante é o Zoho Meeting, que serve para realizar conferências on-line, integrado com o Skype e a webcam dos participantes.
Facilitar é palavra de ordem no Zoho. O site oferece plug-ins para melhor integração com o Office e o SharePoint, e há também plug-ins que conectam melhor o serviço com os navegadores Firefox, Internet Explorer e Chrome. O login pode ser feito com conta do Google, Yahoo! ou do Facebook.
Mas a simplicidade de uso das ferramentas do Zoho tem um preço: o editor de textos, por exemplo, não chega perto das funções dos concorrentes Docs ou Google docs.
A versão em português é cheia de erros de grafia -melhor utilizar o idioma nativo do site, o inglês. (AO)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Google Docs investe em novos recursos
Próximo Texto: Primeiros passos: Serviços requerem cadastro; saiba como criar sua conta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.